Na posse da subseção de Osório, Lamachia ressalta trabalho efetivo e entregas da gestão
Advogado Roberto da Silva Escopelli foi empossado no cargo de presidente para conduzir os trabalhos pelo próximo triênio.
18/03/2025 19:01
A nova diretoria e o conselho da subseção de Osório tomaram posse na noite da sexta-feira (14). O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve presente na cerimônia que conduziu o advogado Roberto da Silva Escopelli ao cargo de presidente da entidade. Também tomaram posse os demais integrantes da diretoria eleita para o triênio 2025/2027: Anicia Horn Bassani (vice-presidente); Ingrid Martins dos Santos (secretária-geral); Cleonice da Silva Troglio Prates (secretária-geral adjunta); e Maxsandro Sessim da Silva (tesoureiro).
Acesse as fotos da solenidade no Flickr da OAB/RS.
Na ocasião, Lamachia pontuou conquistas importantes obtidas ao longo da gestão, iniciada em 2022, que impactaram a advocacia de todo o Estado. No litoral, um exemplo de entrega concreta foi o parlatório virtual na Penitenciária Modulada de Osório – o quarto em funcionamento no Estado. A estrutura era uma demanda antiga da advocacia, que agora conta com mais essa ferramenta para facilitar o exercício profissional.
“Essa é uma sessão solene, é um momento de festa, de comemoração, mas é momento de nós reafirmarmos os nossos valores, os nossos propósitos, porque o nosso discurso é colado na prática. Nós demonstramos que, quando falamos em compromisso com a mulher advogada, não temos só um programa, temos também maioria de mulheres nas diretorias da OAB/RS e da Caixa de Assistência dos Advogados. Eu poderia falar da advocacia dativa, que nós conseguimos um aumento médio de 103% na tabela de honorários, dinheiro no bolso de advogadas e advogados, ou das 39 elevações de entrância. São apenas alguns exemplos do que já foi realizado”, ressaltou Lamachia.
A vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, em referência ao mês da mulher, enfatizou a presença feminina nos quadros diretivos da Ordem gaúcha, bem como as ações em prol da mulher advogada. “A OAB é a única instituição nesse país que possui paridade de gênero. Nós somos, sim, nas diretorias e conselhos, 50% de mulheres. Tivemos um momento que vai ficar marcado na história da advocacia feminina gaúcha. E foi na sua gestão, presidente Leonardo: a instituição do Programa de Apoio à Mulher Advogada (PAMA). Minha homenagem, meu reconhecimento, colegas, a todas vocês que abraçam a advocacia com coragem, com determinação, com a disposição e o propósito de trabalhar em prol de conquistas”.
Fortalecimento da classe
Em seu discurso de posse, Escopelli agradeceu aos colegas pela confiança depositada, bem como afirmou que assume o cargo de presidente “com o propósito de fortalecer ainda mais nossa classe, de garantir que cada advogado e advogada encontre o apoio necessário para o exercício pleno e digno da profissão”. E concluiu: “nosso trabalho será pautado pelo diálogo, pela inclusão e pelo respeito às diversidades, promovendo ações que valorizem a advocacia, que incentivem o aperfeiçoamento profissional e que garantam a defesa das prerrogativas de cada colega”.
Presenças
Também participaram da solenidade: a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Soares; o ex-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Pellizzer; os ex-presidentes da subseção de Osório Gaspar Prates e Enri Endress Martins (também conselheiro estadual); os conselheiros e conselheiras estaduais: Arícia Carolina Rosa dos Santos, Janaína Cordeiro, João Ulisses Bica Machado Filho, Letícia da Rosa dos Santos, Letícia Marques Padilha, Magda Prates, Maria Aparecida Bergamo Finger, Michele Guardati, Muriel Benites, Renata Santos da Silva e Silvia Bueno dos Santos. Também o prefeito de Osório, Romildo Bolzan; e o presidente da Câmara de Vereadores de Osório, vereador Rossano Teixeira.
18/03/2025 19:01