Home / Noticias / 10.03.2020 14:54

Mulheres atuantes no Direito Ambiental se reúnem para trocar experiências e celebrar o Dia Internacional da Mulher

10/03/2020 14:54

http://bit.ly/2TFi4CM
Foto: Divulgação - OAB/RS
image-galeria-0

Na manhã da segunda-feira (09), a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth, participou do evento Meio Ambiente 180°: a defesa segundo elas, organizado pela Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Com o intuito de celebrar o Dia Internacional da Mulher, advogadas atuantes no Direito Ambiental das mais diversas esferas, seja da advocacia pública ou da advocacia privada, se reuniram para compartilhar suas experiências e debater sobre os desafios que enfrentam sendo mulheres.

A secretária-geral adjunta da Ordem, Fabiana da Cunha Barth, destacou as causas, que são as mesmas para todas as mulheres: “Tivemos um debate riquíssimo com experiências completamente diferentes, mas todas uníssonas ao dizer que trabalhamos em rede e buscamos desmitificar a cultura machista imposta pela sociedade patriarcal na qual vivemos. Nem de direita, nem de esquerda, nós somos, antes de tudo, mulheres e vamos continuar cobrando igualdade de tratamento e combatendo a discriminação em todas as áreas, seja no direito, na área corporativa ou na política”, afirmou.

A presidente da Comissão de Direito Ambiental (CDA), Marília Longo, também participou do debate e citou quatro pontos que julga fundamentais para os alunos que querem seguir em Direito Ambiental: “Citei quatro pilares: inspiração, buscando sempre pessoas como modelos de inspiração, nos professores e colegas; formação: essa é uma área muito específica, exige muito estudo; liderança: as mulheres precisam ocupar espaços de lideranças, e é nosso compromisso estimular isso; e fortalecimento: independente da carreira, devemos trabalhar em rede, em parceria, com trocas entre instituições para alcançar nossos objetivos”, destacou.

A organizadora do evento e professora da Escola de Direito da PUCRS, Fernanda Medeiros reiterou: “Através de uma ciranda de histórias, pudemos ter uma conversa com mulheres fortes, combativas, competentes na área ambiental. Das mais diversas esferas, reunidas para a proteção do ambiente e proporcionando, por vezes de forma pioneira, a abertura de novos caminhos para tantas outras. Que esse 8 de março seja sempre um espaço de compartilhar as vitórias, os avanços, as conquistas, mas seja também sempre um espaço de luta pelo avanço da igualdade, pelo avanço dos direitos humanos”, enfatizou Fernanda.

 

Texto: Evelyn Berndt
Fotos: Divulgação
Assessoria de Comunicação da OAB/RS
(51) 3287-1821 / 1867

10/03/2020 14:54



Notícia anterior

Breier é o palestrante na aula inaugural do curso de Direito da UCS Nova Prata

10.03.2020
Próxima notícia

Lamachia participa da primeira reunião de 2020 do programa Cresce RS

11.03.2020

Principais notícias

Ver todas