Home / Noticias / 19.12.2018 13:00

Lamachia será homenageado durante evento que comemora os 92 anos do IARGS

19/12/2018 13:00

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, será homenageado pelo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, durante a solenidade de aniversário de 92 anos de criação do IARGS. O Jantar de Confraternização ocorre na quinta-feira (20), às 20h30 no Hotel Plaza São Rafael.

De acordo com Lamachia, é de grande importância receber a honraria do Instituto que deu origem à OAB/RS. “A história da Ordem gaúcha está intrinsicamente ligada com a história do IARGS. Somos instituições irmãs que buscam a valorização da classe dos advogados, da Justiça e da cidadania”, declarou.

Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, a homenagem é um reconhecimento ao dirigente que liderou a advocacia gaúcha e lidera a advocacia do Brasil. “O advogado Claudio Lamachia merece essa homenagem, pois sempre construiu pontes através do diálogo, reafirmando a cultura do encontro e exercendo as presidências da OAB gaúcha e nacional com indispensável combatividade e firmeza que os cargos demandam.

Homenagem

Lamachia será homenageado pelo seu trabalho à frente da OAB/RS, de 2007 a 2012, e do CFOAB, iniciado em 2016; bem como pela sua colaboração com o Instituto e pela atuação de destaque, através de seu trabalho, que contribui com a sociedade.  Além disso, serão empossados os novos associados do IARGS.

História do IARGS

No dia de 26 de outubro de 1926, as mais notáveis figuras do mundo jurídico do Estado participaram dos atos de fundação, do que foi denominado então, Instituto da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul, realizados no Salão Nobre da Intendência Municipal.

Inspirado nos ideais do Instituto dos Advogados Brasileiros, criado em 1843, e à semelhança dos Institutos criados em São Paulo, Pernambuco e Bahia, o objetivo era congregar os bacharéis em Ciências Jurídicas e Sociais, ser repositório e órgão gerador da cultura do Direito, promover o aperfeiçoamento da Justiça e da sociedade e, principalmente, pugnar pela regulamentação da profissão de advogado.

Leonardo Macedônia Franco e Souza, admirado professor de Direito Criminal, foi o primeiro presidente do IARGS.

O trabalho desenvolvido pelos Institutos, capitaneados pelo Instituto dos Advogados Brasileiros que, desde sua fundação em 1843, lutava pela regulamentação da profissão de advogado, finalmente teve êxito, e, através do Decreto nº 19.408 de 18/11/1930, foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil.

Coube ao Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul o importantíssimo trabalho de organização da OAB no solo gaúcho. Com essa finalidade, no dia 11 de abril de 1932, reuniram-se na sede do IARGS o presidente Leonardo Macedônia e os membros do conselho. Foi, então, eleita a 1ª diretoria da OAB/RS, composta por 11 membros: tendo como presidente Leonardo Macedônia e Oswaldo Vergara como vice.

19/12/2018 13:00

Lamachia recebe vice-presidente e dialoga sobre alternativas para melhorar segurança pública

19.12.2018

Novos estagiários são credenciados em prestação de compromisso na OAB/RS