Home / Noticias / 11.11.2022 12:16

Lamachia realiza palestra durante congresso na Universidade de Passo Fundo

11/11/2022 12:16

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve na Universidade de Passo Fundo na noite da segunda-feira (7) para participar da abertura do VI Congresso Internacional – Jurisdição Constitucional, Democracia e Relações Sociais. Na ocasião, Lamachia palestrou para alunos e alunas do curso de Direito, abordando a importância da OAB/RS para a classe no estado e a carreira na advocacia.

Instituição

Lamachia iniciou a sua fala salientando que a OAB é a única ordem no mundo com status constitucional e o seu compromisso de defesa do estado, da democracia, dos direitos humanos, pela rápida administração da Justiça, e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Logo em seguida, o discurso passou para a própria entidade, apresentando o sistema OAB/RS e os seus braços institucional (OAB/RS), assistencial (CAA/RS) e educacional (ESA/RS), além das 106 subseções distribuídas por todo o Rio Grande do Sul.

Carreira e Prerrogativas

Ao falar aos estudantes sobre a carreira na advocacia, Lamachia salientou a importância das prerrogativas e, principalmente, a sua defesa. Conforme o presidente da Ordem gaúcha, “a advocacia é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações. Isto quem diz é a Constituição Federal. Quando entramos em uma sala de sessão de julgamento, e podemos ficar em pé ou fazer o uso da palavra pela ordem, isto não é apenas uma prerrogativa exclusivamente nossa, e sim uma prerrogativa do cidadão que estamos representando em juízo”.

Por fim, o presidente da OAB gaúcha deixou um conselho aos que pretendem seguir na profissão. “Tenham em mente que vocês precisam ter observância irrestrita à ética em cada um dos atos que vocês realizam. E, claro, para terem sucesso nesta importante e desafiadora profissão, é necessário capacitação, estudo e dedicação permanente”, afirmou.

Presenças

Também estiveram presentes, o presidente da subseção Flavio Benvegnu Junior; a vice-presidente, Cibele Stefani Borghetti; o secretário-geral, Diego Bernardi Lemos; o secretário-geral adjunto, Albano Busato Teixeira; a tesoureira, Edimara Sachet Risso; e a ex-presidente da subseção, Morgana Borghetti.

11/11/2022 12:16

Honorários e prerrogativas: OAB/RS se reúne com administração do TJRS para tratar dos recursos especiais relativos ao artigo 85 do CPC e pautas essenciais para advocacia

10.11.2022

Diretoria da OAB/RS participa da comemoração dos 96 anos do IARGS