Home / Noticias / 14.02.2022 19:40

Lamachia participa de posse da subseção de Quaraí e reitera a atuação da OAB/RS pelo funcionamento pleno do Judiciário

14/02/2022 19:40

A última parada do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, na sua viagem pela região da Fronteira do Rio Grande do Sul foi em Quaraí. Na manhã da sexta-feira (11), a subseção realizou a posse solene da nova diretoria – a advogada Taiana Teixeira da Silva assumiu a presidência em substituição do advogado Eder Fabiano de Oliveira.

Além de Taiana, também foram empossados o vice-presidente, Alcides Augusto de Oliveira; a secretária-geral: Elisandra Broglio Dorneles; secretária-geral adjunta, Priscila Martins Souto e o tesoureiro, Francisco Luzardo Gonzalez. O evento ocorreu na sede da subseção.

Ao saudar a nova diretoria da OAB Quaraí, Lamachia destacou a importância de um Judiciário que funcione em sua plenitude, sem restrições ao cidadão e ao advogado, exemplificando a atuação da Ordem gaúcha que resultou na reabertura da Justiça do Trabalho e no retorno das audiências presenciais. “Agimos rapidamente nessa situação, tanto que o presidente do TRT4, desembargador Francisco Rossal, foi até a sede da OAB/RS e anunciou a reconsideração da decisão do Tribunal em razão dos argumentos sensibilizadores da advocacia. Então, obtivemos essa garantia a partir da ação firme da OAB e mais, obtivemos a alteração da Portaria que forçava o fechamento”, ressaltou.

Lamachia também falou sobre a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que desobriga o juiz a residir na Comarca de atuação e enfatizou a importância do magistrada estrar próximo da comunidade. “Devo saudar a juíza da Vara de Quaraí, Tatiana da Costa, pela sua presença na solenidade e por residir na Comarca, porque este é outro ponto que a OAB não vai transigir. O juiz é muito mais do que um técnico jurídico e tem um papel relevante de representação do poder judiciário junto a sua comunidade. E é justamente por isso que ele deve residir no município da Comarca”, afirmou.

Posse

Ao transmitir a presidência da subseção, Eder de Oliveira agradeceu pelo apoio e desejou sorte a nova diretoria. Por sua vez, a nova presidente afirmou que sua gestão pretende “compartilhar a experiencia dos advogados mais antigos da profissão, que sempre têm algo para ensinar, bem como aproveitar a inquietude e a vontade de mudança dos mais jovens e suas ideias novas”. Taiana também destacou que a casa estará aberta para todos. “Queremos dar nossa contribuição para a cidade e sociedade em geral pois é através do advogado que o cidadão tem acesso à Justiça”, destacou.

O presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, cumprimentou a advocacia quaraiense e estimou uma boa administração à presidente Taiana. “Conte com a Caixa de Assistência para obter todo o sucesso durante a sua gestão em substituição ao presidente Eder, que fez um emocionado relato sobre as dificuldades e a construção neste último triênio, tendo em visto o desafio da pandemia”, lembrou.

14/02/2022 19:40

Lamachia recebe corregedor-geral da Brigada Militar e trata de prerrogativas