Home / Noticias / 22.11.2023 17:47

Juchem participa de cerimônia de formatura do Projeto Pescar

A ESA/RS e o TRT4 são responsáveis pela formação dos jovens.

22/11/2023 17:47

Representando a Ordem gaúcha, o secretário-geral da entidade, Gustavo Juchem, participou, na tarde da terça-feira (21), da cerimônia de certificação de 30 alunos da comunidade jurídico-trabalhista do Projeto Pescar. O evento ocorreu no plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Os estudantes, que receberam seus diplomas de formação no curso de iniciação profissional em serviços administrativos, são egressos das turmas que funcionam na ESA/RS e no TRT4.

“Temos investido em melhorias nas condições de estudo. É uma satisfação fazer parte desse projeto que é tocado por muitas mãos, especialmente voluntárias, no qual todos fazem o bem projetando um futuro com mais oportunidades para estes jovens”, destacou Juchem na solenidade.

Projeto Pescar

O Projeto oferece formação socioprofissional gratuita a jovens entre dezesseis e dezenove anos e, desde 2017, o curso já formou 175 alunos. A iniciativa é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com a ESA/RS, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAARS), TRT4, Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT/RS).

Os conteúdos trabalhados no curso envolvem autoconhecimento e relacionamento interpessoal, postura ética e cidadania na vida pessoal e no ambiente de trabalho, além de conhecimentos sobre contratos e Lei de aprendizagem. São abordadas, ainda, as regras do Projeto e do ambiente profissional, introdução à Administração, à Informática e ao Direito. Comunicação escrita, fala, linguagem corporal e desinibição também integram o conteúdo. As vagas nas turmas são oferecidas a jovens com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

Presenças

Também compuseram a mesa de autoridades: a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; a diretora de Atividades Culturais da ESA/RS, Eliane Chalmes Magalhães; a gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, desembargadora do TRT4 Rejane Souza Pedra; o diretor da Escola Judicial do TRT4, desembargador João Paulo Lucena; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), juiz Márcio Lima do Amaral; a  procuradora regional do Trabalho, Marlise Souza Fontoura; o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul, Claudir Nespolo; e a diretora voluntária da Fundação Projeto Pescar, Rosangela Benetti Almeida.

Alunos da 11ª Turma da ESA/RS:

BIBIANA VICENTE HOSSEIN

DYOVANA VELLOSO FOGASSI

EDUARDA FERREIRA SUBTIL

GABRIEL MENDONÇA

GIOVANA LUIZA PEGORARA FAGUNDES

ISRAEL SILVEIRA COSTA

JUAN PABLO MIRANDA LIMA

KAUÊ AZEVEDO

KAYLLANE NUNES

KHAYO PEREIRA CHARÃO

LARA YASMIN DA ROSA VIEIRA