Home / Noticias / 11.10.2023 12:03

IX PrepSul: confira o resultado da competição de arbitragem e mediação

Equipes da UFRGS e da Mackenzie foram as vencedoras das competições que tiveram, ao todo, mais de 200 participantes.

11/10/2023 12:03

Depois de dois dias intensos de competição entre equipes formadas por estudantes de faculdades de Direito de todo o país, a IX PrepSul – Regional Sul da Competição Brasileira de Mediação e Arbitragem teve seus resultados divulgados na noite de sábado (7), logo após as finais realizadas no mesmo dia. A grande vencedora da competição de mediação foi a Universidade Mackenzie, de São Paulo, e a da competição de arbitragem foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As Comissões Especiais de Arbitragem e também de Mediação da OAB/RS participaram da organização do evento.

Confira as fotos da competição no Flickr da OAB/RS

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, acompanhou as competições e destacou a qualidade dos participantes, além de lembrar, também, a relevância do papel dos advogados em qualquer processo. “A participação da advocacia é fundamental porque, onde há um advogado, há um cidadão defendido por alguém tecnicamente preparado. E hoje tivemos a prova disso, com os árbitros escutando, ao vivo, os advogados. Por isso, a OAB/RS lançou a campanha “Vídeo Gravado Não é Sustentação Oral”, porque nem o STF e nem tribunal algum impedirá a advocacia de usar a palavra em uma tribuna, presencial ou telepresencialmente. Não aceitaremos, sob hipótese alguma, um plenário virtual obrigatório", afirmou.

Realizada pela OAB/RS em parceria com a Câmara Brasileira de Arbitragem Empresarial (CAMARB) e a PUCRS, a competição simulou procedimentos baseados em casos fictícios, em que os concorrentes atuaram como advogados e advogadas das partes em conflito e colocaram à prova suas habilidades e conhecimentos em métodos de mediação.

11/10/2023 12:03

CAP homenageará a professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro

11.10.2023

Advocacia criminal: OAB/RS e DPE/RS requerem ao TJRS televisores nas salas do Tribunal do Júri para uso da defesa