Home / Noticias / 09.11.2023 18:30

Inovação e futuro: IV Colégio de Presidentes das Subseções da gestão 2022-2024 inicia voltado à qualificação dos dirigentes de Ordem

Sediado em Santa Cruz do Sul, encontro reuniu dirigentes das subseções e abordou temas como gestão e o futuro da advocacia.

09/11/2023 18:30

“Estamos vivendo o auge da transformação do Direito, contexto que impacta diretamente em nosso cotidiano. Discutir este cenário é pensar os próximos passos para o futuro da advocacia”, pontuou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, durante a abertura do primeiro dia da programação do IV Colégio de Presidentes das Subseções da gestão 2022-2024. Ocorrido na tarde da quinta-feira (09), no auditório da UNISC, em Santa Cruz do Sul, o encontro reuniu os presidentes das subseções do Estado para uma tarde voltada ao aperfeiçoamento de temas inerentes aos processos de gestão das entidades.

Veja todas as fotos do IV Colégio aqui no Flickr da OAB/RS

Na esteira das mudanças, Lamachia salientou a necessidade de manter o debate sobre recentes transformações tecnológicas que impactam no dia a dia da advocacia. Também elencou algumas ações já concretizadas pela OAB/RS no que se refere ao tema. “Estamos vivenciando um ritmo intenso de transformações tecnológicas e é nosso papel debater os impactos que elas têm no trabalho dos advogados e advogadas, a forma de utilização e os possíveis riscos das ferramentas disponíveis. Realizamos uma audiência pública sobre o uso da Inteligência Artificial pelo Poder Judiciário, bem como criamos um grupo de trabalho para discutir o uso ético desta ferramenta e um Fórum interinstitucional para levar a discussão aos demais órgãos do sistema de Justiça gaúcho”.

Qualificação para a advocacia

Desde a última edição do Colégio de Presidentes das Subseções, a OAB/RS, visando promover o desenvolvimento profissional da advocacia gaúcha, incluiu na programação palestras que abordam, principalmente, gestão e estratégia. Com o tema central “O futuro da advocacia e da OAB/RS”, assuntos como inteligência artificial, tendências do Poder Judiciário e fiscalização profissional foram abordados durante os debates. Na primeira palestra, o economista e autor Cassio Grinberg falou sobre estratégias empresariais.  Na sequência, foram abordados os seguintes tópicos: sistema eleitoral, o projeto “OAB vai à escola” e o aprimoramento das salas e estruturas da OAB/RS no estado. Os presidentes das subseções contribuíram relatando situações vivenciadas pela advocacia, bem como propondo melhorias e ações.

Na ocasião, o dirigente da Ordem gaúcha acentuou a importância em agregar à tradicional programação do Colégio de Presidentes um momento de reflexão e aprendizado. “A inovação é uma das marcas da nossa gestão. Nesse sentido, de forma inédita, acrescentamos ao Colégio uma programação de palestras e debates sobre temas atuais do cotidiano da advocacia, como mais uma forma de qualificar os serviços prestados pelas nossas subseções. O diálogo construído nos permite sair da zona de conforto e pensar o futuro da advocacia e da OAB/RS como entidade de classe”.

Pauta segue na sexta-feira

A tradicional pauta do Colégio com as demandas trazidas pelos dirigentes de Ordem seguirá ao longo da sexta-feira (10). Ao final do evento, será elaborada a “Carta de Santa Cruz”, a fim de reunir as conclusões e deliberações do encontro. O Colégio de Presidentes é, tradicionalmente, realizado duas vezes por ano, de acordo com a previsão estatutária. As pautas são indicadas previamente pelos presidentes das subseções e têm suas diretrizes debatidas para atuação conjunta com o Sistema OAB.

Presenças

Também compuseram a mesa de autoridades: o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem; a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Karina Contiero; o tesoureiro da OAB/RS, Jorge Fara; da diretoria da subseção de Santa Cruz do Sul: a presidente, Manuela Braga; o vice-presidente, Cássio Alberto Arend e o tesoureiro, Elemar Ramos Júnior; da diretoria da CAARS, a vice-presidente, Paula Grill; a secretária-geral adjunta, Alessandra Glufke; o tesoureiro Matheus Torres.

09/11/2023 18:30

Neusa Bastos participa da solenidade de criação do 2º Juizado da 5ª Vara Cível de Canoas

09.11.2023

Rodas de Conversas: projeto organizado pela CEVEN aborda temáticas voltadas à população afro-gaúcha