Home / Noticias / 03.06.2022 19:02

“Ideias na Mesa” da ACIC: Lamachia reforça a ação da OAB/RS em defesa da sociedade e da advocacia

03/06/2022 19:02

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, foi o palestrante da reunião-almoço “Ideias na Mesa”, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Carazinho (Acic). O encontro ocorreu na quinta-feira (2), na sede da Acic. Na oportunidade, Lamachia falou sobre o trabalho institucional da Ordem gaúcha em temas de interesse da sociedade, como a dívida do Rio Grande do Sul com a União, e da advocacia, como a crise da prestação jurisdicional.

Ao iniciar a palestra, Lamachia salientou a importância da OAB gaúcha ao longo de suas nove décadas de história. “Em 11 de abril de 2022, a OAB do Rio Grande do Sul completou 90 anos de relevantes serviços prestados à cidadania. Sendo a única ordem no mundo com status constitucional e o seu compromisso de defesa do estado, da democracia, dos direitos humanos, pela rápida administração da Justiça, e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”, pontuou.

O presidente da Ordem gaúcha destacou também o trabalho da Ordem em favor da sociedade, usando como exemplo a dívida do RS. “Realizamos a audiência pública, no começo do mês de maio, para deixar a sociedade a par dessa situação importante em que o estado se encontra no momento. Nossas iniciativas, são isentas e não possuem caráter ideológico ou partidário”, disse. Lamachia reforçou ainda o posicionamento da ordem perante a dívida do estado com a União e destacou a Ação Civil Ordinária que tramita no Supremo Tribunal Federal desde 2012.

Por fim, o presidente destacou a preocupação da entidade com o déficit da prestação jurisdicional no estado, pontuando as proposições da OAB/RS para solucionar o problema vigente. “A crise não é culpa da advocacia, mas o reclame legítimo é dos advogados e advogadas, que sentem no dia a dia as dificuldades de exercer sua profissão diante de tantos obstáculos impostos pela falta de juízes e servidores nas Comarcas, processos físicos parados, portas fechadas. Consequentemente, o mais prejudicado pela morosidade na prestação jurisdicional no RS é o cidadão gaúcho”, frisou.

Presenças

Também participaram do evento o presidente da subseção de Carazinho, Adolf Papke; o presidente da subseção de Não-Me-Toque, Jonas Ercego; o presidente da subseção de Espumoso, Daniel Silveira; o presidente da subseção de Ibirubá, Mario Sergio Debortoli; os conselheiros estaduais, César Souza; Nara Piccinini e Luciano Feldmann; os ex-presidentes da subseção de Carazinho, Julio Piva; Alberto Riaretta; Tailor Dagostini e Sandra Mara Zimmer; o presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados, Jorge Maciel; o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz; o secretário municipal de Desenvolvimento, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Gilmar Mantovani Maroso; o presidente da Acic, Cassiano Shaib Vallat; o presidente da CDL de Carazinho, Zani da Costa Santos; o presidente do Sindicar, Moisés Antônio K. dos Santos; e o presidente do Hospital de Caridade de Carazinho, Jocélio Nissel Cunha.

03/06/2022 19:02

OAB/RS requer TED no eproc da Justiça Estadual

03.06.2022

CSS promove evento focado em questões atuais de Regimes Próprios de Previdência Social