Home / Noticias / 23.08.2010 23:06

IARGS presta homenagem à OAB/RS pelo Mês do Advogado

23/08/2010 23:06

Foto: Guilherme Castelli - OAB/RS

Edição do Ciclo de Debates entre Direito e Literatura desta segunda-feira (23) foi dedicada à Ordem gaúcha.

O Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) prestou homenagem à Ordem gaúcha pelo Mês do Advogado durante realização do Ciclo de Debates entre Direito e Literatura nesta segunda-feira (23). O evento, cujo tema foi a obra “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare, contou com palestra do médico, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar.

A OAB/RS recebeu a homenagem por meio de seu presidente, Claudio Lamachia, e da secretária-geral, Sulamita Santos Cabral, primeira mulher a presidir o IARGS. A coordenação do Núcleo de Debates entre Direito e Literatura é de Helena Conti Raya Ibañez, que também preside a Comissão de Políticas Criminais e Segurança Pública (CEPCSP) da Ordem gaúcha.

A introdução ficou a cargo do desembargador Silvino Lopes Neto, que também analisou, brevemente, a obra de Scliar. Os comentários foram realizados por César Vergara Martins Costa, diretor da Escola Superior de Estudos Jurídicos do IARGS, e por José Carlos Calich, psicanalista e membro da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre.

Também prestigiaram a cerimônia Ana Lúcia Piccoli, vice-presidente do IARGS e ouvidora-geral do Estado; o presidente da CONCAD e da CAA/RS, Arnaldo Guimarães; o conselheiro federal e ex-presidente da OAB/RS Luiz Carlos Levenzon; e a vice-presidente da OAB Caxias do Sul, Rosane Marques Ramos. Antes da palestra, foi exibido o filme homônimo, adaptação de 2004 do clássico da literatura para o cinema e no qual o protagonista é interpretado por Al Pacino.

O Mercador de Veneza

Em uma de suas obras mais polêmicas, Shakespeare apresenta temas que fomentam debates na área jurídica. Em “O Mercador de Veneza”, um dos personagens firma um contrato com um agiota penhorando uma libra da carne de seu corpo, dívida que é cobrada.

23/08/2010 23:06

Vulnerabilidade do consumidor é discutida na OAB/RS

23.08.2010

Presidente da Ordem gaúcha recebe integrantes do OAB Vai à Escola