Home / Noticias / 06.05.2020 17:38

I Reunião Aberta Virtual dos Presidentes das Comissões dos Direitos da Pessoa Idosa das seccionais da OAB vai levar propostas ao governo federal

06/05/2020 17:38

Arte: Rafael Martins - OAB/RS

Os efeitos da pandemia da COVID-19 se manifestam de diversas formas e atingem, em especial, a população idosa. Integrando o grupo de risco, os idosos estão ainda mais vulneráveis com a situação atual. Pensando nisso, a OAB/RS, através da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), promoverá a I Reunião Aberta Virtual dos Presidentes das Comissões dos Direitos da Pessoa Idosa de todo o país. Na segunda-feira (11), às 16h, as 18 seccionais que contam com a comissão temática devem se reunir para discutir e encaminhar propostas ao governo federal, com atenção ao público idoso. O palestrante convidado para a reunião é o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Antonio Costa.

O objetivo da reunião é o de ouvir as ações do governo federal em relação aos idosos, mas também colher as demandas de todo o país para a elaboração de uma carta aberta com propostas de enfrentamento da pandemia.

O presidente da CEDPI, Cristiano Lisboa Martins, destacou o compromisso da Ordem gaúcha de liderar o movimento: “Temos os mais diversos problemas, não só nas políticas públicas, que precisam ser aprimoradas de forma intensiva, mas também nas relações do cotidiano da pessoa idosa. Queremos, com a reunião online, fazer uma escuta nacional de todas as seccionais que possuem a comissão para entender a problemática regionalizada”, ressaltou Martins.

Os presidentes das comissões se reúnem anualmente para debater temas referentes aos direitos dos idosos, porém, este ano, com a pandemia, será a primeira reunião aberta virtual do colegiado.

Para o presidente da CEDPI gaúcha, os idosos estão enfrentando uma série de problemas em decorrência do isolamento social. Martins descreveu as violências financeira, física, psicológica, além da vulnerabilidade que existe nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que necessitam de apoio do poder público neste momento, citou ainda as filas para acesso ao auxílio emergencial do governo, enfim, uma série de fatores que, de acordo com o presidente da CEDPI, precisam ser discutidos e levados ao governo para que haja um olhar diferenciado.

Clique aqui para se inscrever.

Programação:

Abertura:

Ricardo Breier - presidente da OAB/RS

Mediação:

Cristiano Lisboa Martins - presidente da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/RS

Palestra:

Antonio Costa - secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH)

Apresentação e debates:

Presidentes das Comissões dos Direitos da Pessoa Idosa das Seccionais da OAB

Encerramento

Texto: Evelyn Berndt
Arte: Rafael Martins