Home / Noticias / 10.11.2023 17:52

Gustavo Juchem participa de audiência pública na ALRS sobre a dívida do estado com a União

Debate foi realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

10/11/2023 17:52

O secretário-geral da Ordem Gaúcha, Gustavo Juchem, compareceu a uma audiência pública que tratou a respeito da evolução da dívida pública estadual. A atividade ocorreu na sala João Neves da Fontoura, Plenarinho da Assembleia Legislativa, no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre.

Na ocasião, Juchem relatou o histórico da Ação Civil Originária (ACO 2059), ajuizada pela entidade, que discute as cláusulas contratuais da dívida, a violação do pacto federativo e dos critérios legais com relação ao cálculo da dívida.

“A ACO tramita no Supremo Tribunal Federal desde 2012, questionando as cláusulas da dívida que, originalmente, vigoravam por trinta anos, passando a vigorar por cinquenta e a ser quitada até 2048”, disse.

Além disso, o secretário-geral contou que, no ano passado, após audiência pública realizada na sede da OAB/RS, a ACO teve a adesão de 38 entidades representativas da sociedade gaúcha - entre elas, federações, associações e conselhos.

Presenças

Também compareceram ao evento o conselheiro estadual Gustavo Victorino, que também é deputado estadual (e presidiu a audiência pública), o presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Cláudio Martinewski, deputados, técnicos jurídicos, contábeis, associações da sociedade civil e representantes de sindicatos relacionados à temática.

10/11/2023 17:52

“Juntos somos mais fortes”, afirma Lamachia na abertura dos trabalhos do IV Colégio de Presidentes das Subseções da gestão 2022-2024

10.11.2023

Estrutura para a advocacia: OAB/RS inaugura novas sedes de Espumoso e Sarandi e nova sala em Não-Me-Toque