Home / Noticias / 05.03.2024 14:38

Golpes contra a advocacia: OAB/RS alinha ações com a Polícia Civil para combater fraudes

Em agenda no DEIC, Lamachia pediu atualizações sobre as investigações e anunciou a realização de audiência pública sobre o tema.

05/03/2024 14:38

Na manhã da quinta-feira (29), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve reunido com o diretor da Divisão de Investigação Criminal do DEIC, delegado Eibert Moreira, para alinhar providências a respeito dos casos de golpes contra clientes de escritórios de advocacia. O presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB/RS (CEPCSP), Ivan Pareta Jr., também acompanhou a reunião.

Na ocasião, Lamachia requereu atualizações sobre os casos que estão em investigação e propôs novas ações a serem realizadas em conjunto à Policia Civil. Cabe ressaltar que a Ordem gaúcha já havia oficiado às autoridades solicitando averiguação de tais casos e a devida punição dos responsáveis. O chefe de polícia, Fernando Antônio Oliveira Sodré, solicitou atenção ao tema e designou o delegado Eibert como responsável pela investigação a fim de que sejam evitados novos prejuízos à advocacia e à cidadania.

“A partir da solicitação da OAB/RS, ficou estabelecido que as ocorrências relacionadas a golpes envolvendo os nomes de advogados(as) ou escritórios de advocacia serão apuradas pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). A reunião com o delegado Eibert foi importante para compreender as investigações até o momento e alinhar novas ações. Estamos atentos aos desdobramentos com vistas à defesa da advocacia e à punição dos responsáveis”, ressaltou Lamachia.

De acordo com Pareta, “a Comissão também acompanha a apuração dos casos e se coloca à disposição para auxiliar no que for necessário, fortalecendo as relações entre a OAB/RS e as instituições de segurança pública.”

Audiência Pública

Entre as ações previstas, a Ordem gaúcha realizará uma audiência pública para debater a situação e compartilhar as orientações pertinentes à advocacia e aos cidadãos que forem vítimas das fraudes. O evento será realizado no dia 11 de março, às 9h, no auditório do OAB Cubo, com transmissão ao vivo pelo canal da OAB/RS, no Youtube.

Sobre os golpes

De acordo com relatos das vítimas, os golpistas entram em contato com clientes, por WhatsApp ou ligação, fingindo serem seus advogados, inclusive utilizando dados verdadeiros dos processos.

A OAB/RS orienta que, caso você receba uma mensagem ou uma ligação de um número desconhecido, alegando ser seu advogado, ainda que a pessoa se identifique com o nome de seu advogado e tenha em mãos o número de seus documentos ou do seu processo, encerre o contato e procure seu advogado diretamente pelo contato que ele lhe forneceu.

05/03/2024 14:38

Em Prestação de Compromisso, OAB/RS entrega credenciais para novos estagiários

04.03.2024

OAB/RS fará audiência pública sobre golpes e relatos de intimidação de criminosos à advocacia