Home / Noticias / 10.11.2008 11:20

Ex-Presidentes da OAB São Sebastião do Caí recebem medalha Leonardo Macedônia

10/11/2008 11:20

Em solenidade realizada na última sexta-feira (07), no restaurante Tratoria Di Variani, foram agraciados os ex-presidentes: Fausto Ovídio de Leão, Paulo Fernando Mentz, Ricardo Leão, Ana Maria Selbach, Pedro Jorge Piovesan, Rosa Maria Haas e Evaldo Kievel (atualmente na presidência).

”Estamos aqui hoje por dois motivos nobres”, afirmou Lamachia. “O primeiro deles é a doação por parte do município, do terreno em que a sede própria da subseção de São Sebastião do caí estará instalada, e o segundo, para prestar esta justa homenagem àqueles que são os responsáveis pela Ordem gaúcha ser a entidade respeitada e admirada que é”, justificou o dirigente.

Lamachia também destacou alguns motivos recentes de comemoração para a classe, como a sanção do projeto de lei que institui a inviolabilidade dos escritórios de advocacia, a aprovação, pelo segundo ano seguido, da suspensão dos prazos processuais de 20 de dezembro a 6 de janeiro pelo TJRS, oportunizando "um merecido descanso aos advogados", e a compra da nova sede da OAB/RS, que representa uma economia de R$ 70 mil por mês para a entidade. Lamachia destacou também que os serviços prestados pela Caixa de Assistência dos Advogados, como a Livraria Virtual e os mais de dois mil convênios realizados pelo braço solidário da entidade.

O dirigente da Ordem gaúcha lembrou ainda que na véspera (06), esteve em Brasília juntamente com uma comitiva de deputados estaduais do RS, e da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reunido com o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, do Senado, Garibaldi Alves e do ministro da Justiça, Tarso Genro, levando uma proposta de agilização da reforma política. Lamachia afirmou que durante o encontro com Garibaldi Alves, recebeu a promessa de que o projeto das “férias”, estará em pauta no dia 18 de novembro.

Lamachia declarou ainda que em Brasília, reuniu-se também com o deputado federal Mendes Ribeiro Filho, que apresentou na Câmara o PL 4125/2008, proposto pela Ordem gaúcha, que propõe a inserção de um parágrafo no artigo 178 daquele diploma legal, com a seguinte redação: “Parágrafo único: Sendo o prazo igual ou inferior a cinco dias, será contado apenas nos dias de expediente forense”. Segundo Mendes, o PL já encontra-se na CCJ aguardando análise do relator, deputado Régis de Oliveira (PSC-SP).

Aproveitando a presença de membros do judiciário, Lamachia lembrou da importância da não compensação de honorários, que tem caráter alimentar para a classe.

Emocionados com a homenagem, os ex-presidentes fizeram breves discursos de agradecimento, e lembraram-se dos tempos difíceis de instalação da subseção na comarca.

Prestigiaram a solenidade, além da diretoria da subseção, o prefeito Léo Alberto Klein, a juíza de Direito da 1ª Vara da comarca, Gorete Fátima Marques Charão, o promotor de Justiça da 1ª Vara da comarca, Sérgio Antônio Bins, o promotor de Justiça da 2ª Vara, Charles Emil Machado, além de advogados e familiares dos homenageados.

10/11/2008 11:20

OAB Montenegro comemora 30 anos de instalação e homenageia ex-presidentes