Home / Noticias / 23.04.2020 18:38

Evento histórico: OAB/RS entrega 400 carteiras e realiza primeira prestação de compromisso por videoconferência

23/04/2020 18:38

A OAB/RS realizou mais um evento histórico ao longo desta quinta-feira (23). Pela primeira vez, nos 88 anos da entidade, ocorreu uma cerimônia de entrega de credenciais de novos advogados em um ambiente totalmente virtual.

Durante o dia inteiro, foram realizadas cinco solenidades, com um total de 400 advogados de diversas subseções recebendo suas carteiras digitais. As solenidades foram conduzidas, de forma intercalada, pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; e pelo vice-presidente, Jorge Fara.

A prestação de compromisso virtual seguiu a tradição e o protocolo da que é feita na forma presencial, os profissionais realizaram o juramento com o qual se comprometeram a “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Ao saudar os novos advogados e as novas advogadas, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, destacou a importância da advocacia neste momento de pandemia: "Fugindo de todas as regras de fazer a entrega pessoalmente, hoje podemos dividir um momento tão importante nesta sessão online, em que estamos registrados no conselho de classe em um momento único. Gostaria que vocês não esquecessem: os dias estão difíceis, mas nossa profissão é uma das grandes protagonistas, junto com a área da saúde. A advocacia vai entrar em um cenário muito importante, pois, em muitos desses casos relacionados ao vírus, os direitos das pessoas estão longe. E, hoje, vocês têm a credencial para advogar e falar em nome da cidadania", disse o presidente.

Após o compromisso, os novos advogados e as novas advogadas receberão sua chave de acesso para a emissão da identidade profissional digital, disponibilizada pelo Conselho Federal da OAB através do aplicativo para celulares e tablets “Carteira Digital da OAB”

Um dos compromissandos do dia, o novo advogado Marcio Mendes, que tem 22 anos e é de Cruz Alta, falou sobre o sentimento de poder receber sua carteira, mesmo que tenha sido por videoconferência:“Foi um momento diferente, mas inesquecível. Pois uma nova fase se inicia, em meio a essa situação atípica da pandemia do Coronavírus, mas, como bem no disse o Dr. Fara ‘não podemos deixar de credenciá-los, mesmo que de forma virtual’”, disse.

A nova advogada, Cristine Machado (27), de Cachoeira do Sul, reforçou que é um momento muito especial e inesquecível participar da primeira prestação por videoconferência: “Óbvio que faltou aquele abraço dos novos colegas e do presidente, mas, por motivos de prevenção, certamente acontecerá em outro momento”, afirmou.

23/04/2020 18:38

Artigo do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, na Zero Hora: Conhecimento não se isola

23.04.2020

Corrente solidária: OAB/RS, TJ/RS, DP/RS e MP/RS se reúnem para tratar da prestação jurisdicional em tempos de pandemia