Home / Noticias / 09.06.2023 12:28

Evento Highlights em Propriedade Intelectual destacou o empreendedorismo

09/06/2023 12:28

Na noite da terça-feira (6), a Comissão Especial de Propriedade Intelectual (CEPI) da OAB/RS promoveu a primeira edição de 2023 do evento Highlights em Propriedade Intelectual. Dessa vez, a temática central foram as estratégias para o empreendedorismo.

O encontro ocorreu de forma virtual. Para assistir na integra, clique aqui.

“Conseguimos, por meio desse evento, conectar três grandes setores – da indústria criativa, da área pública e de talentos – para criar um debate enriquecedor. Hoje passamos a compreender, ao menos um pouco mais, sobre o impacto da PI nos processos de inovação” afirmou o presidente da CEPI, Felipe Pierozan.

Design e Propriedade Intelectual

A palestrante Luciane Zorzo pontuou, ao iniciar a fala, que “o design é importante para a inovação. É onde as ideias são geradas, em um processo de alinhamento que decorre entre criatividade, técnica, demandas e oportunidades.”

Para ilustrar a pertinência do design, tópicos do design visível e invisível foram abordados e contextualizados por cases de empresas. No decorrer da palestra, também ficou evidenciada a necessidade da elaboração de estratégias de comunicação de marca para a construção do valor agregado das empresas.

O papel do governo na potencialização da inovação e do empreendedorismo

Para enriquecer o evento, Giezi Schneider apresentou a metodologia por trás da estratégia de desenvolvimento do município de Passo Fundo. “Em síntese, na gestão pública, tratar de Propriedade Intelectual não é nossa primeira demanda, mas temos o entendimento de que precisamos dar um conhecimento sólido para os nossos empreendedores; precisamos popularizar e sensibilizar sobre a temática da inovação, porque entendemos que esse é um ativo da cidade.”

Proteção estratégica dos ativos imateriais de talentos no âmbito da internet

Para finalizar o debate, Daniel Pitanga abordou a gestão de ativos imateriais de talentos, principalmente no ambiente virtual. “Costumo dizer que, hoje, o conceito de talento mudou bastante. Mas, independentemente do segmento, estamos falando do direito de imagem, de proteção de marca, de criações e direitos autoriais.”

09/06/2023 12:28

Divulgado o resultado definitivo da 2ª fase do 37º Exame de Ordem Unificado

09.06.2023

Lamachia aborda a importância do debate sobre o ativismo judicial ao público do Tá na Mesa da Federasul