Home / Noticias / 19.08.2022 19:10

Em Santo Ângelo, Lamachia realiza primeiro treinamento regionalizado do Tribunal de Ética

19/08/2022 19:10

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, segue em viagem pelas subseções do estado e participou de um importante ato da gestão na manhã da quarta-feira (17). O dirigente da Ordem voltou a visitar a advocacia de Santo Ângelo, desta vez para realizar o treinamento presencial regionalizado do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) na subseção.

O ato foi a deflagração de mais um projeto inovador da OAB/RS: o treinamento regionaliozado do TED, iniciativa que visa o aperfeiçoamento dos julgadores no interior do estado e a celeridade dos processos éticos da Ordem.

Treinamentos regionalizados

Na ocasião, Lamachia falou sobre a importância de poder realizar o primeiro encontro do treinamento organizado pelo TED, ao mesmo tempo em que cumpre sua agenda de viagens das posses nas subseções. “Estamos aqui para enaltecer a função do Tribunal de Ética que está realizando um excelente trabalho e se mantendo atuante. Pois esta é uma das bandeiras da nossa gestão. Não é justo com os colegas corretos que os antiéticos não sejam devidamente punidos – sempre sob a observância do devido processo legal”, observou o dirigente da OAB/RS ao inaugurar o projeto.

Os treinamentos regionalizados do TED com as subseções iniciaram em 2020, de forma virtual, em virtude da implementação do sistema SEI do processo eletrônico. A partir deste ano, os treinamentos retornam de forma presencial nas nove regiões do Estado. Ainda no mês de agosto, ocorrerão treinamentos em Santa Maria, Porto Alegre e Pelotas. "Em cada região para a qual levarmos o treinamento, contaremos com o apoio das diretorias locais para qualificar a estrutura da OAB e a profissão da advocacia", destacou o presidente o presidente do TED, Airton Ruschel.

A presidente da subseção de Santo Ângelo, Luciana Meirelles Correa, acentuou que as dúvidas apresentadas e os esclarecimentos no treinamento contribuem para uma uniformidade no procedimento. “O treinamento permitiu uma troca maior de informações sobre o procedimento do TED, sanando dúvidas que os conselhos disciplinares das subseções possuem, evitando uma futura anulação de processos ou até mesmo a não punição do advogado faltoso em razão da prescrição. Pela quinta vez neste ano, o presidente Lamachia nos brindou com a sua visita, agora abrindo os trabalhos do treinamento, demonstrando que o projeto de interiorização da OAB/RS é um fato concreto”, afirmou Luciana.

19/08/2022 19:10

Comissões de Diversidade Sexual e Gênero das subseções é tema de evento na UCS