Home / Noticias / 19.08.2022 19:10

Comissões de Diversidade Sexual e Gênero das subseções é tema de evento na UCS

19/08/2022 19:10

Na noite da quinta-feira (18), a Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS (CDSG) realizou mais uma edição do Diversidade em Movimento – série de eventos em que, em cada uma das subseções da Ordem que tem comissões de Diversidade Sexual, são realizados debates e palestras para apresentar o trabalho dos colegiados. A edição desta vez foi na subseção de Canela/Gramado.

O evento, que ocorreu presencialmente no campus da Universidade de Caxias do Sul em Canela, pode ser assistido na íntegra pelo canal da OAB/RS no YouTube.

A vice-presidente da Ordem gaúcha, Neusa Bastos, participou do evento. “A importância de divulgar esse trabalho para que, em breve, todas as 106 subseções tenham suas próprias comissões de diversidade sexual e gênero, porque essa é uma pauta ligada aos Direitos Humanos e fundamental para nossa entidade”, pontuou ela. Sua participação pode ser assistida aqui.

Na abertura, a presidente da CDSG, Gabriela Lorenzet, destacou a importância do projeto. “É audacioso, pois é difícil abrir, instaurar e manter comissões com essa temática nas subseções. Nosso presidente, Leonardo Lamachia, tem viajado por todo o estado para reforçar a importância da advocacia que está fora da capital, e é isso que nós estamos levando para nossas subseções. Há um ano atrás, tivemos a vitória de transformar nossa comissão estadual em permanente, por ela tratar de condições humanas, e é isso que estamos levando para as subseções”, salientou ela. Assista sua fala, clicando aqui.

A presidente da subseção de Canela/Gramado, Anne Grahl Müller, também esteve presente no encontro. “Em uma cidade pequena, é desafiador encontrar colegas que possam compor a Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero. Falar desse tema significa abrir caminhos, e a temática exige esse esforço. É uma honra ser a primeira presidente de subseção a receber presencialmente este evento”, sublinhou ela. Assista a fala da presidente local aqui.

Palestras e presenças

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da CDSG, Fabrício Marquezin Covcecich; o membro da CDSG e coordenador do Diversidade em Movimento, Alberto Barreto Goerch; e a presidente da CDSG da OAB de Canela/Gramado, Daniela Miranda, que palestrou sobre “A CDSG da subseção de Canela/Gramado: história, avanços, projetos e desafios”. Assista a apresentação a palestra aqui.

Além da fala presidente da CDSG da OAB Canela/Gramado, também palestraram durante o evento: o ex-presidente da CDSG da OAB/RS, conselheiro estadual e membro da CDSG do CFOAB, Leonardo Vaz; a professora de Direito Constitucional da UFRJ e vice-presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB/RS, Carolina Machadi Cyrillo da Silva; e a coordenadora do IEPREV no Rio Grande do Sul,  Viviane Behrenz Einsfeld.

Até aqui, as subseções de Santa Maria e Rio Grande também já receberam o evento. Além destas três, outras 22 subseções já possuem comissões de diversidade sexual e gênero.

Acessar página

19/08/2022 19:10

Em Santo Ângelo, Lamachia realiza primeiro treinamento regionalizado do Tribunal de Ética

19.08.2022