Home / Noticias / 18.01.2024 12:30

Em primeiro encontro com novo presidente do TRT4, Lamachia reitera demandas da advocacia trabalhista

Sustentação oral, horário de atendimento e expedição de alvarás foram temas tratados na reunião.

18/01/2024 12:30

Foto: Diego Mendes

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e o secretário-geral da Ordem gaúcha, Gustavo Juchem, participaram de uma reunião com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, e com a vice-corregedora regional, desembargadora Maria Madalena Telesca. O encontro, realizado na terça-feira (16), ocorreu no Salão Nobre do Tribunal, em Porto Alegre, e teve a participação de lideranças de entidades que representam a advocacia trabalhista.

Liderados pelo presidente da OAB/RS, os advogados apresentaram uma pauta de reivindicações da categoria em relação à Justiça do Trabalho. São demandas relacionadas a horário de atendimento nas unidades judiciárias, expedição de alvarás, acesso dos advogados aos prédios, juízo 100% digital, balcão virtual, gravação de audiências, sustentação oral nas sessões de segundo grau, falta de magistrados em algumas varas e equalização de varas do trabalho.

“Em pleno recesso, viemos ao Tribunal para encaminhar as demandas ao novo presidente e à nova administração. Esses pleitos surgiram por meio das diversas reuniões abertas que realizamos no ano passado com as entidades representativas da advocacia trabalhista. Sem dúvida, foi uma reunião muito produtiva, pois tivemos a oportunidade de reiterar alguns pleitos que já foram objeto de reunião com o TRT4”, disse Lamachia.

Gustavo Juchem salientou a importância do diálogo entre as entidades. “Nós temos mantido uma relação de diálogo com o TRT4. Por isso, viemos aqui para tentar avançar em questões importantes para os colegas que atuam na área trabalhista”, comentou.

O que disse o Tribunal

Ao ouvir as reivindicações da advocacia, o presidente Ricardo Martins Costa afirmou que as demandas serão analisadas pela instituição. “O Tribunal habitualmente mantém uma relação de diálogo com a advocacia”, resumiu.

Presenças

Também acompanharam a cerimônia o presidente da Associação da Advocacia Trabalhista do Rio Grande do Sul (Agetra), Saulo Nascimento; o diretor de Valorização Profissional da Agetra, João Antonio Ritzel Remédios; os diretores da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas do RS (Satergs) Priscila Brezolin e Eduardo Mascarenhas; a secretária-geral da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) e conselheira estadual da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; e o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Paulo Ricardo Dias de Moraes.

Pelo TRT4, também participaram o juiz auxiliar da presidência, Rodrigo Trindade; e a vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), Adriana Kunrath.

18/01/2024 12:30

Jorge Fara participa de cerimônia que oficializa a elevação de entrância da comarca de Bagé

17.01.2024

OAB reabre inscrições para o 40º Exame de Ordem Unificado