Home / Noticias / 11.04.2023 14:35

Em evento, OAB/RS debate o acesso à saúde da população negra e trans

11/04/2023 14:35

A OAB/RS, por meio das comissões da Igualdade Racial (CIR), de Diversidade Sexual e Gênero (CDSG) e Especial do Direito à Saúde (CEDS), promoveu, na noite da quarta-feira (5), o evento “Saúde da população negra trans e suas especificidades”. O encontro, ocorrido na sede da Ordem gaúcha, intencionou o debate sobre o acesso à saúde de modo intersetorial.

A vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, evidenciou a emoção que acompanha a elaboração das palestras das comissões. “Todos queremos ter o direito de existir, de sermos aceitos e de respeitarmos as diferenças. É simples respeitar, mas temos essa dificuldade constante. Que possamos falar sobre a temática, que precisa de discussão e escuta.”

Assim como completou a secretária-geral adjunta e coordenadora-geral das Comissões da Ordem gaúcha, Karina Contiero: “Debater a saúde da população trans, com o devido recorte racial, poderia parecer específico demais para a OAB/RS. Contudo, se estamos aqui, hoje, é porque o tema precisa de atenção, cabendo à nossa Instituição o dever de cumprir o seu papel social”.

Confira a gravação do evento:

Os palestrantes, Simone Ávila e Julio Cesar Conceição de Barros, dialogaram sobre violência, discriminação e falta de acolhimento. Todavia, a supressão de conhecimento no atendimento de questões específicas da população trans e de entendimento dos determinantes sociais da população negra foram apontados como os principais obstáculos para a promoção à saúde de forma integral.

A presidente da CDSG, Gabriela Lorenzet, pontou: “A temática da nossa conversa é carregada de preconceitos, somente conseguiremos alcançar a garantia aos direitos e ao pleno acesso a cidadania, a educação e a saúde se tratarmos de forma intersetorial”. Bem como mencionou a presidente da CIR, Letícia Padilha: “Todos que prestigiam este momento fazem parte da construção do debate e proporcionam a ampliação da discussão para que continue sendo ouvida e disseminada entre a sociedade”.

11/04/2023 14:35

Neusa Bastos participa da solenidade de posse do ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado

11.04.2023

Lamachia participa de cerimônia de aposição do quadro de ex-presidente da subseção de Cruz Alta