Home / Noticias / 11.04.2022 13:34

“Em cada processo, há um cidadão esperando a realização do seu direito” afirma Lamachia na solenidade de posse de Não-Me-Toque

11/04/2022 13:34

Na noite de terça-feira (5), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou da solenidade de posse da subseção de Não-Me-Toque para o triênio 2022-2024. “Trago o abraço e o reconhecimento da advocacia gaúcha para nossa subseção da região do Planalto”, destacou Lamachia durante o evento que empossou o novo presidente Jonas Daniel Ercego e foi realizado na Câmara de Vereadores da cidade.

Em breve mais fotos no Flickr da OAB/RS.

Além de Jonas, a diretoria da subseção de Não-Me-Toque tem a seguinte composição: Daniela Patrícia Schneider (vice-presidente), Thiago Berwig (secretário-geral), Vanusa Schneider (secretária-geral adjunta) e Maurício André Defante (tesoureiro).

Solenidade

Em sua manifestação, o presidente da Ordem gaúcha destacou os desafios que a entidade vem enfrentando em tempo de pandemia.  “A crise está sendo sentida pela advocacia, mas em cada processo há um CPF, um CPNJ, um cidadão de Não-Me-Toque, de Porto Alegre, e de todos os lugares do Rio Grande do Sul, esperando a realização do seu direito” afirmou. Lamachia ressaltou também que, com o apoio dos advogados e advogadas, os desafios serão superados. “Nós estamos em um momento difícil, mas é exatamente a partir da advocacia gaúcha qualificada, combativa e dos feitos que a OAB do Rio Grande do Sul tem que nós vamos, sim, conseguir superar este momento de dificuldade”, pontuou ele.

Já entre as principais pautas da atualidade mencionadas por Lamachia ao longo do discurso, estavam a luta pela valorização dos honorários, as dificuldades da prestação jurisdicional, os 90 anos da Ordem do Rio Grande do Sul, a ampliação do horário de atendimento presencial nos foros, o Plano de Recuperação da Advocacia (PRA) e os riscos da Justiça Virtual. “Não podemos pensar numa Justiça 4.0 quando a sociedade não é nem 2.0. Não quero dizer com isso, e jamais direi, que nós somos contra os meios virtuais. Porém, precisamos entender a realidade do nosso país”, ressaltou.

O presidente empossado, Jonas Daniel Ercego, destacou a responsabilidade ao assumir o cargo de presidente da subseção de Não-Me-Toque. “Diante deste cenário atual temos alguns desafios, mas com o apoio da nova diretoria e dos advogados e advogadas, sem dúvida, conseguiremos fazer um ótimo trabalho. Ressalto, ainda, que Justiça tardia não é Justiça”, afirmou Jonas.

Ao entregar o cargo, a ex-presidente da subseção de Não-Me-Toque, Silviane Arruda Estery, agradeceu a diretoria que esteve à frente da subseção nesses últimos três anos e destacou a dedicação do trabalho dos colegas. “Nesse último triênio o trabalho foi complicado perante a pandemia, mas juntos conseguimos entregar um resultado de excelência. Fico feliz de estar hoje aqui festejando e podendo dar as boas-vindas a nova diretoria”, pontuou.

Presenças

O prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, prestigiou a solenidade. Entre os dirigentes de Ordem presentes, compareceram a secretária-geral da CAA/RS, Morgana Bordignon; o presidente da câmara de vereadores, o vereador Maiquel Régis de Souza; a vereadora, Marina Crestani; o chefe do cartório eleitoral, Daniel Lima; a vice-presidente da CDAP da OAB/RS, Nara Picinini; a ex-presidente da subseção de Não-Me-Toque, Patricia Huppes; o presidente da subseção de Carazinho, Adolf Paike; o presidente da subseção de Espumoso, Daniel Dias Silveira; o presidente da subseção de Passo Fundo, Flávio Benvegnú Júnior; o presidente da subseção de Ibiruba, Mario Sergio Debortoli; os tabeliões, Toni Anderson; e Edison Ferreira Spindola, o representante do sindicato rural, Airton Mario Gorgen; e o superintendente administrativo financeiro da Cotrijal, Marcelo Ivan Scwalbert.

11/04/2022 13:34

Lamachia entrega portarias para CEDAA