Elevação de entrância e 2ª Vara Judicial: OAB/RS acompanha três subseções na CGJ por melhorias na prestação jurisdicional
Na ocasião, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, liderou a advocacia de Palmeira das Missões, Cruz Alta e Sarandi.
15/06/2023 11:21
Seguindo na defesa dos interesses da advocacia gaúcha perante o Judiciário, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, liderou comitivas das subseções de Palmeira das Missões, Cruz Alta e Sarandi durante reuniões ocorridas na terça-feira (13), na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
Na presença do corregedor-geral da Justiça do TJRS, desembargador Giovanni Conti, Lamachia levou ao conhecimento da Corregedoria a importância da elevação de entrância (de intermediária para final) das comarcas de Palmeiras das Missões e Cruz Alta e da instalação de uma 2ª Vara Judicial na comarca de Sarandi.
“Em um ano e meio, realizamos cerca de 60 reuniões aqui na Corregedoria, sempre trabalhando em cima das demandas das subseções. Esse é o trabalho que temos feito: reunimos a sociedade civil para pedir melhorias na prestação jurisdicional das cidades do estado”, comentou.
Além disso, o presidente da Ordem gaúcha lembrou que as reuniões na CGJ têm trazido avanços para a advocacia do RS. “A partir da nossa mobilização, conseguimos diversas elevações de entrância, melhorando a prestação jurisdicional em diversas regiões do estado”, finalizou.
Palmeira das Missões
Em busca da elevação de entrância da comarca local, o presidente da subseção, Valdecir Valerio Lopes da Silva, destacou a importância do pedido. “A nossa região precisa de desenvolvimento, e essa elevação vai beneficiar todos os municípios da nossa região, proporcionando uma maior proximidade do Judiciário com a comunidade local”, destacou.
Além disso, o presidente da subseção lembrou do trabalho desenvolvido por Leonardo Lamachia em favor das subseções. “Tem sido um defensor incansável dos direitos da nossa classe”, enfatizou.
Cruz Alta
Na mesma linha da advocacia de Palmeira das Missões, a presidente da subseção de Cruz Alta, Sandra Marchionatti Terra, evidenciou a necessidade da elevação de entrância da comarca em questão.
“Seria muito importante para a cidade. A partir da entrância final, é possível que os juízes, os promotores e os servidores permaneçam na comarca por mais tempo, facilitando o trabalho da Justiça e beneficiando toda a sociedade”, comentou, destacando o “excepcional trabalho desenvolvido pelo presidente Lamachia com as subseções”.
Sarandi
Já a comitiva da subseção de Sarandi esteve em Porto Alegre em busca da instalação de uma 2ª Vara Judicial na comarca local. Na ocasião, o presidente Jefferson Luis Vicari expôs a necessidade do pleito e elogiou o engajamento do presidente da OAB/RS na demanda.
“Costumo dizer que ele tem tornado a advocacia ainda mais forte. A participação do presidente Lamachia tem sido muito importante para nós, agendando essa reunião e nos representando perante a Corregedoria.”, disse.
Encaminhamentos
Ao ouvir as demandas das três subseções, o desembargador Conti elencou as ações que a CGJ vem adotando para atender aos pedidos. “As elevações de entrância também são importantes para o Judiciário. Por isso, já elevamos diversas comarcas, em parceria com a OAB/RS, e estamos em estudo para realizar novas elevações. Além disso, já está em andamento um estudo para a criação de 30 novas Varas, que serão distribuídas pelo estado”, informou.
15/06/2023 11:21