Home / Noticias / 08.10.2024 14:37

Desastres climáticos: Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS discute estratégias de prevenção

08/10/2024 14:37

Foto: Ana Volkmann e Diego Mendes

Na quarta-feira (2), a Comissão de Direito Ambiental (CDA) da OAB/RS promoveu evento para discutir estratégias de prevenção e enfrentamento a desastres climáticos, levantando propostas para construir um Rio Grande do Sul mais resiliente. O encontro ocorreu na sede da entidade e contou com certificação. A presidente da CDA, Alessandra Lehmen, coordenou o evento.

Na abertura, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou o papel da Ordem gaúcha, das demais entidades da sociedade civil e do poder público no enfrentamento da crise climática. “Esse é mais um importante evento com representação de diversas entidades relevantes, que trazem o debate das questões climáticas de forma técnica, nos ajudando a pensar amplamente sobre o que está em curso no momento atual”, disse.

O secretário-geral da Ordem gaúcha, Gustavo Juchem, também salientou a importância de debates sobre esse tema. “Agradeço a Comissão pelo evento e por proporcionar o debate de temas relacionados ao meio ambiente e à crise climática, nos possibilitando debater essas relevantes pautas com profissionais da área”, destacou.

A presidente da CDA da OAB/RS, Alessandra Lehmen, ressaltou a oportunidade de reunir atores relevantes para pensar o futuro. “Mesmo que estejamos ainda enfrentando os impactos do desastre, conseguimos recuperar um mínimo de estabilidade. Agora é a hora de olhar para o futuro e pensar em como melhorar nossa capacidade de resposta e as estratégias de prevenção. Precisamos pensar em como podemos ter um Estado mais resiliente a desastres climáticos”, afirmou.

Painéis

O evento reuniu três painéis, trazendo a contribuição da ciência para o enfrentamento e prevenção dos desastres climáticos, a atuação do setor privado na mitigação dos riscos e a administração da Justiça na gestão de crises, direcionando o debate para diferentes pontos. Após o evento, foi elaborada uma carta com as principais propostas trazidas pelos palestrantes.

Presenças

Também compuseram a mesa de abertura a presidente da Comissão Especial de Mudanças Climáticas e Desastres Ambientais do CFOAB, Marina Gadelha; e a vice-presidente da CDA do CFOAB, Marilia Longo.

08/10/2024 14:37

OAB/RS discute desafios e inovações no Direito de Trânsito no Brasil

08.10.2024

Evento discute adicional de Risco Ambiental do Trabalho na esfera tributária e trabalhista