Home / Noticias / 11.12.2023 15:45

Demandas das subseções de Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga são encaminhadas à CGJ

Falta de magistrados e servidores, além de instalação de vara, foram os assuntos debatidos.

11/12/2023 15:45

Visando pleitear melhorias na prestação jurisdicional nos municípios de Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, representou o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, na tarde da quinta-feira (7), na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A diretora acompanhou os presidentes das respectivas subseções em reunião com o corregedor-geral, desembargador Giovanni Conti, para debater assuntos relativos à demanda por magistrados e servidores nas comarcas, além de instalação de vara.

“Os pleitos trazidos aqui hoje são extremamente importantes para a advocacia da região, mas também para a sociedade como um todo. Um melhor serviço prestado pelo Judiciário reflete em melhores condições para toda a comunidade. Esse diálogo com a Corregedoria, estabelecido especialmente por meio do nosso presidente, Leonardo Lamachia, tem refletido em uma série de avanços”, afirmou Neusa, ao destacar o diálogo permanente com a CGJ, inclusive com a implementação de reuniões mensais, levando diretamente ao corregedor-geral as pautas de interesse da advocacia.

Santo Ângelo

A subseção santo-angelense levou à CGJ o pleito da instalação da quarta Vara Cível ou de vara regional de família na comarca local. A presidente Luciana Corrêa avaliou positivamente o encontro e demonstrou entusiasmo com o encaminhamento. “A OAB Santo Ângelo gostaria de agradecer todos os esforços e a receptividade da seccional aos nossos pleitos. Os avanços já obtidos são resultado desse trabalho conjunto”, declarou Luciana. A advogada  ainda lembrou que foi graças à mobilização da Ordem gaúcha que a comarca obteve a sua elevação de entrância de intermediária para final concretizada em novembro.

São Luiz Gonzaga

A reunião com o presidente da subseção de São Luiz Gonzaga, Lucas Adams Wesz, teve como tema principal a necessidade de preenchimento das vagas abertas para juízes titulares e servidores nas duas varas cíveis do município. “A falta de juízes nas varas é uma lacuna da comarca há pelo menos 10 anos. Foi uma reunião positiva, vimos que o Tribunal está diligente nessa situação e que tão breve possível seremos atendidos e teremos os juízes titulares”, avaliou Lucas.

Encaminhamento

Em ambas as reuniões, Conti garantiu que as demandas já são de conhecimento da Corregedoria e os devidos encaminhamentos serão providenciados e devem ser viabilizados em breve.

Presenças

Também participaram das reuniões: a delegada da CAARS de Santo Ângelo, Raquel Margutti; a diretora do Fórum de Santo Ângelo, Marta Martins Moreira; e os juízes-corregedores André de Oliveira Pires, Luís Antônio de Abreu Johnson e Alejandro César Raul Werlang.

11/12/2023 15:45

“Tokenização Imobiliária” será tema de evento da CEDI da OAB/RS

11.12.2023

50 anos da OAB Três Passos: Lamachia destaca defesa da cidadania e conquistas recentes da advocacia local