Home / Noticias / 11.12.2023 16:41

50 anos da OAB Três Passos: Lamachia destaca defesa da cidadania e conquistas recentes da advocacia local

Solenidade celebrou história da subseção com homenagens e debateu o futuro da profissão.

11/12/2023 16:41

Leal ao compromisso de estar próximo à advocacia de todo o estado, o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, esteve em mais um momento marcante para a classe. Desta vez, o dirigente máximo da entidade percorreu mais de 400 quilômetros para acompanhar a solenidade que marcou a celebração dos 50 anos da subseção de Três Passos. O evento, realizado na noite de quinta-feira (7), contou com recordações, homenagens para advogados e advogadas que ajudaram a construir a história da subseção, além de discursos emocionados sobre o futuro da profissão na região.

“São cinco décadas de luta pela democracia, pelo Estado Democrático de Direito e pelas liberdades. Afinal, nós, advogados e advogadas, somos, sim, defensores dos interesses da cidadania por completo. Por isso, quero deixar aqui registrado o sentimento de orgulho que tenho por essa subseção, que tão bem representa a classe da advocacia sul-rio-grandense”, enfatizou Lamachia.

Conquistas para celebrar

Emocionado, o presidente da Ordem gaúcha também fez questão de reafirmar as importantes conquistas que a entidade entregou para a advocacia local. “Três Passos foi uma das cidades que tiveram a comarca elevada de entrância inicial para intermediária. Recentemente, nós criamos, aqui ao lado, a subseção de Tenente Portela. Então, além da comemoração desses 50 anos, conseguimos proporcionar entregas concretas que, sem dúvidas, vão fazer a diferença na vida da advocacia três-passense e de cidades próximas”, salientou.

O presidente da subseção Três Passos, José Orlando Schäfer, ressaltou o orgulho de estar à frente do núcleo em uma data tão simbólica. “Em 50 anos de trajetória, temos muitos motivos para nos orgulharmos da nossa OAB e de sermos advogados e advogadas atuantes neste município. É, sem dúvidas, uma história construída a muitas mãos, que tornou possível alcançarmos essa marca. Por isso, seguiremos trabalhando para darmos continuidade a esse legado significativo, de modo que a classe e a cidadania tenham uma prestação jurisdicional célere e eficiente”, disse.

Já o presidente da subseção de Tenente Portela, Jerônimo Thorstenberg, destacou a importância da criação da OAB no município, instalada em outubro deste ano. “É uma nobre missão que demanda esforço e responsabilidade. Mas tenho certeza que conseguiremos tornar a nossa subseção forte e participativa em prol de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”, pontuou.

Homenagens

Durante a cerimônia, também foram entregues algumas distinções, bem como a realização de jubilamento. Foram agraciados o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; o presidente da OAB Três Passos, José Orlando Schäfer; a vice-presidente da subseção de Tenente Portela e ex-integrante da diretoria da subseção de Três Passos, Tainá Splendor; e os familiares de Paulino Noé Zavagna e Benjamin da Silva Osório, em homenagens póstumas ao primeiro advogado inscrito na subseção de Três Passos e ao primeiro presidente, respectivamente. Já os jubilados foram: Artur Adolfo Reiman, Clemente Menegat, Lotário Amario Wolfart, Milton Schol, Arcemildo Bamberg e Breno Sturmer.

Visitas institucionais

Ainda em Três Passos, o presidente Lamachia teve outros dois compromissos institucionais. Antes de comparecer ao aniversário da subseção, ele visitou o presídio e o fórum do município. Nas ocasiões, as pautas de interesse da advocacia regional foram debatidas com as autoridades locais.

Presenças

Também compareceram ao evento as seguintes autoridades: o vice-presidente da subseção de Tenente Portela, Ricardo Luis Granich; a secretária-geral da subseção de Tenente Portela, Natalí Carol Langaro Kerber; a diretora-tesoureira da subseção de Tenente Portela, Marinês Boeno Lenz; o presidente da subseção de Palmeira das Missões, Valdecir Valerio; a presidente da subseção de Santo Augusto, Janassana Almeida; os ex-presidentes da subseção de Três Passos  Elisete Kerber, Roberto Mazzini, Ernesto Rodrigues e Marcelo Trindade; o prefeito de Três Passos, Arlei Tomazzoni; o juiz do trabalho da Vara do Trabalho de Três Passos, Ivanildo Vian; a juíza de direito em Três Passos, Paula Cardoso; as promotoras de Justiça em Três Passos Bárbara Bisogno e Andressa Maurente; os promotores públicos em Três Passos Anderson Roder e Bruna Brum; e a delegada regional de Polícia, Cristiane Braucks.

11/12/2023 16:41

Demandas das subseções de Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga são encaminhadas à CGJ

11.12.2023

Última solenidade de Prestação de Compromisso de 2023 credencia 73 novos advogados e advogadas