Com temas atuais e de grande impacto, a VIII Conferência da Mulher Advogada é realizada
Com oito painéis, evento ocorreu ao longo da segunda-feira (07), no OAB Cubo.
09/08/2023 12:21
A sempre aguardada Conferência da Mulher Advogada, tradicional espaço para debater assuntos de interesse da advocacia feminina de todo o estado e para aproximar as mulheres que atuam na profissão, teve a sua oitava edição realizada na segunda-feira (7). Organizada pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) da Ordem gaúcha, o evento reuniu lideranças para levar ao público oito painéis com temas atuais e de grande impacto para a classe.
Durante a manhã e tarde, as centenas de mulheres advogadas que foram ao auditório do OAB Cubo e as que acompanharam a transmissão pelo canal da OAB/RS no YouTube tiveram acesso a palestras que foram desde o julgamento com o protocolo de perspectiva de gênero, passando pela participação das mulheres na política até marketing jurídico. Além disso, também puderam acompanhar o lançamento do e-book Elas na Advocacia III.
A importância do encontro
“Esse evento simboliza para mim, sobretudo, respeito. Independentemente de cor, sexo, orientação e raça, nós precisamos ter respeito. É algo que precisa ser dito reiteradamente, principalmente nos dias atuais. E a maneira que a nossa gestão encontrou para reforçar esse conceito foi assumindo o compromisso de entregar ações concretas. E assim seguiremos, com um olhar atento e atuante em defesa das mulheres advogadas”, asseverou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.
Corroborando a fala de Lamachia, a vice-presidente da Ordem gaúcha, Neusa Bastos, fez alusão às conquistas alcançadas ao longo do tempo pelas mulheres. “Tivemos importantes avanços, mas ainda temos muitos desafios pela frente. E por esse motivo a nossa Comissão da Mulher Advogada é tão importante, principalmente no que diz respeito ao fomento de atos que promovam a igualdade de gênero e de justiça social. Afinal, com toda certeza, unidas somos mais fortes”, afirmou.
A secretária-geral adjunta e coordenadora das comissões da OAB/RS, Karina Contiero, aproveitou a sua fala para enfatizar a força feminina dentro da entidade. “A presença de cada uma de vocês engrandece este evento. E demonstra que, mais do que 52% da advocacia, nós somos uma força que precisa estar unida para, cada vez mais, alcançar os espaços que nos são de direito”, salientou.
Já a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno, enfatizou o trabalho realizado pela Ordem gaúcha na temática. “A rede de apoio para nós mulheres é muito importante. E aqui no Rio Grande do Sul, felizmente, ela existe e é muito qualificada. Estou extremamente feliz por isso e por participar deste evento, que promove uma troca de experiência única”, disse.
Fazendo um agradecimento público às presidentes de CMAs e presidentes de subseções pelo Rio Grande do Sul, a presidente da CMA estadual, Márcia Schwantes, ressaltou a importância do encontro, destacando-o como grande encerramento aos encontros regionais ocorridos em diversas regiões do estado durante o ano. “Esta comissão busca superar todas as diferenças para que possamos alcançar os lugares de poder que temos condições de ocupar. Por isso, seguiremos juntas e hermanadas na pauta da mulher advogada, bem como auxiliando a cidadania de cada município gaúcho”, concluiu.
Palestras
Ao longo da programação, foram apresentados oito painéis sobre diferentes temas de interesse das mulheres advogadas. No primeiro painel, foi abordado o assunto O protocolo sob perspectivas de gênero: visão da advocacia e das instituições da rede de proteção. A mediadora Maiaja Franken de Freitas apresentou dados sob a perspectiva da Comissão e a advogada e professora de Direito da UFRGS, Anair Schaefer, e a delegada da Polícia Civil do RS, Cristiane Ramos, falaram sobre as perspectivas e atuação nas respectivas instituições.
No painel Stalking: a perseguição obsessiva que vai muito além das redes sociais, as advogadas Isadora Forgiarini Balem e Kelly Goulart falaram sobre situações abusivas enfrentadas por advogadas, principalmente no ambiente on-line.
A palestrante Linara Silva abordou o tema Justiça Restaurativa, em um painel repleto de dados e informações sobre o tema, especificamente sobre a aplicação no ambiente educacional e como a advocacia pode auxiliar na sua implementação nas escolas.
Já no painel Branquitude e feminismo negro e etarismo no mercado do trabalho, as palestrantes Ana Luzia dos Santos Rosa e Andréa da Costa Campos abordaram o contexto histórico e perspectivas para o futuro, especialmente no âmbito do etarismo feminino e da interseccionalidade racial.
As conselheiras federais da OAB, Luciana Nepomuceno, Rosangela Herzer dos Santos, Mariana Melara Reis e Greice Fonseca Stocker falaram sobre a atuação das mulheres no Conselho Federal da OAB, expondo suas experiências pessoais e desafios enfrentados tanto nas suas funções no CFOAB quanto no exercício profissional.
O painel Mulheres na Ordem: avanços pós-Projeto Valentina, a presidente da subseção de Caxias do Sul, Ana Carla Furlan, a presidente da subseção de Santa Maria, Juliane Korb, e a presidente da subseção de Santa Cruz do Sul, Manuela Braga, falaram sob a perspectiva como líderes subseccionais após a implementação do Projeto Valentina, que garante a paridade de gênero no sistema OAB.
Programa de Apoio à Mulher Advogada
O painel dedicado ao Programa de Apoio à Mulher Advogada (PAMA), lançado pela OAB/RS no dia 8 de março, teve como palestrantes a presidente da CMA, Márcia Schwantes, a vice-presidente da CDAP para assuntos da mulher advogada, Nara Piccinini, a secretária-geral da CMA e Coordenadora da Sala Pérola, Laura Freitas, e a ouvidora da mulher da OAB/RS, Áurea Born, que falaram sobre como tem sido a aplicação do programa que reúne ações efetivas voltadas à promoção da igualdade de gênero e à valorização da mulher advogada. O tesoureiro da CAARS, Mateus Ayres Torres, também participou do painel, falando sobre as ações da Caixa de Assistência voltadas às mulheres advogadas.
Elas na Advocacia III
O oitavo e último painel da conferência foi dedicado ao lançamento do e-book Elas na Advocacia III. A coletânea de artigos aborda assuntos diversos escritos por mulheres advogadas sobre temas jurídicos que visam à reflexão e atualização acerca de temáticas ordinárias ou inovadoras, mas sempre úteis e pertinentes à advocacia.
Organizado pela presidente da CMA, Márcia Schwantes, pela vice-presidente da CMA, Maximilia de Paula, pela vice-presidente do interior da CMA, Ana Maria Brongar de Castro, pela secretária-geral da CMA, Laura Albrecht Freitas, e pelo diretor de E-books e da Revista Eletrônica da ESA/RS, Alexandre Torres Petry, o e-book é gratuito e poderá ser baixado através da biblioteca digital da ESA/RS.
Confira os e-books já publicados pela ESA/RS clicando aqui.
Carta de Porto Alegre
Por fim, como último ato da VIII Conferência, a secretária-geral da CMA, Laura Albrecht Freitas, realizou a leitura da Carta de Porto Alegre, documento elaborado a partir das discussões ocorridas ao longo do evento.
09/08/2023 12:21