Home / Noticias / 01.08.2024 08:54

Com articulação da OAB/RS, criação da 3ª Vara Cível de Vacaria é aprovada pelo TJRS

Avanços concretos na prestação jurisdicional é uma das pautas defendidas pela Ordem desde o primeiro dia da atual gestão.

01/08/2024 08:54

Após intenso trabalho da OAB/RS e da subseção de Vacaria, conduzido pelos presidentes Leonardo Lamachia e Monique Dall’Acua, respectivamente, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) aprovou a criação da 3ª Vara Cível da comarca de Vacaria. A oficialização ocorreu durante sessão virtual do Órgão realizada entre os dias 12 e 19 de julho.

A comarca de Vacaria recebe um alto número de processos mensalmente. Somente a 1ª Vara Cível recebe uma média de 350 processos ao mês. Conforme dados do TJRS, para um único juizado o número é bem acima da média do Estado. Intermediadas pela OAB/RS, as reuniões entre a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do TJRS e as comitivas organizadas pelas subseções são fundamentais para levar esses argumentos ao Tribunal e expor as situações e peculiaridades de cada comarca.

Conforme o presidente da Ordem gaúcha, a melhoria na prestação jurisdicional é uma das principais bandeiras defendidas pela entidade desde o primeiro dia da atual gestão. “A OAB/RS entende a importância de melhorar cada vez mais a prestação jurisdicional em nosso Estado. Sabemos que são avanços concretos, como esse, que refletem em melhorias para o dia a dia de trabalho dos advogados e das advogadas, resultando em benefícios para toda a sociedade. Parabéns a toda a diretoria e à advocacia de Vacaria por essa importante conquista”, disse Leonardo Lamachia.

“Resposta direta às necessidades da população”

A presidente da subseção local destacou o trabalho em conjunto da advocacia em favor da criação da 3ª Vara e os benefícios que a medida trará para a comunidade. “A criação da 3ª Vara Cível de Vacaria representa uma resposta direta às necessidades da população e um reforço crucial para a prestação de um serviço judiciário mais ágil e eficiente, visto o alto volume de processos em nossa comarca. A comunidade de Vacaria, unida e empenhada, assim com a diretoria da OAB/RS, colhe os frutos de sua mobilização e vê concretizada uma importante melhoria para a prestação jurisdicional”, enfatizou Monique Dall’Acua.

01/08/2024 08:54

ESA/RS e subseção de Viamão aceitam artigos para o e-book “Desafios Contemporâneos para a Advocacia em Matéria Constitucional”

31.07.2024

OAB/RS requer ao TJRS agilidade no pagamento dos precatórios estaduais