Home / Noticias / 31.10.2022 14:35

CMA promove reunião aberta alusiva ao Outubro Rosa

31/10/2022 14:35

Em mais uma ação de apoio a campanha do Outubro Rosa, a OAB/RS realizou uma reunião aberta para promover a conscientização da prevenção ao câncer de mama. O ato, realizado na quinta-feira (27), foi organizado pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS).

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente para o ano de 2022, há a incidência de 43,74 casos a cada 100 mil brasileiras, com destaque nas regiões Sul e Sudeste. Ainda conforme o INCA, além dos fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da doença, o câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

Ciente das estatísticas preocupantes que acometem mulheres dos cinco cantos do país, a vice-presidente da Ordem gaúcha, Neusa Bastos, enfatizou a relevância do encontro. “Este é um espaço para aprender mais sobre o assunto. É importante que nós, mulheres, estejamos informadas dos riscos que a doença nos causa e, principalmente, que sejamos orientadas sobre como necessária é a prevenção”, disse.

A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Karina Contiero, destacou a ação da comissão e a participação do público, que acompanhou a reunião aberta presencial e virtualmente. “O estatuto da CMA dispõe que é competência da comissão defender os direitos das mulheres. Afinal, é direito de todas o acesso à saúde. E estar aqui hoje, acompanhando este encontro, confirma que a CMA está, sim, preocupada em defender, promover e publicizar medidas que visem a proteção da saúde da mulher”, pontuou.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Márcia Schwantes, o encontro trouxe à tona o que de mais importante o tema necessita: oportunizar um diagnóstico precoce e um tratamento efetivo para a doença. “Além do debate na reunião da comissão, promovemos o alerta para que todas as mulheres tenham o conhecimento necessário sobre o câncer de mama e realizem seus exames”, salientou.

A diretoria da CAA/RS também esteve presente durante a reunião. O presidente Pedro Alfonsin e a vice-presidente Paula Grill expuseram, em suas falas, que o braço assistencial da Ordem gaúcha está sempre à disposição, bem como reforçaram que, neste ano, a CAA/RS está subsidiando parte do custo do exame de mamografia, que pode ser realizado por advogadas, estagiárias e dependentes por meio da campanha Previne Rosa 2022.

Em caso de sintomas, um profissional deverá ser consultado

Enquanto alguns casos de câncer de mama possuem rápido desenvolvimento, outros crescem lentamente. Para identificar o tumor, a mulher poderá perceber o caroço (nódulo), pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido no bico do seio.

A fim de melhor orientar o público, uma médica da CAA/RS deu uma palestra para as mulheres que estiveram no local e também para àquelas que acompanharam via zoom. Durante a explanação, foram abordados métodos de minimizar os riscos atinentes à doença, formas de realizar o autoexame e instruções para a prevenção, como a ida regular ao consultório.

31/10/2022 14:35

Sessão do Conselho Pleno de outubro debate temas de relevância para a advocacia gaúcha

28.10.2022

Lamachia acompanha apuração das eleições no Tribunal Regional Eleitoral