Home / Noticias / 25.03.2024 12:09

CJA leva capacitação a jovens advogados da região metropolitana

A Jornada da Jovem Advocacia em São Leopoldo abordou temas como a importância da comunicação e oratória para a profissão.

25/03/2024 12:09

Foto: Diego Mendes - OAB/RS

A OAB/RS, por meio da sua Comissão da Jovem Advocacia (CJA), realizou, na terça-feira (19), mais uma edição do evento Jornada da Jovem Advocacia. O encontro, direcionado a jovens advogados da região, abordou questões referentes à atuação jurídica – com a realização de um debate com os jovens advogados, além de capacitação com um painel sobre comunicação e oratória.

Confira o evento na íntegra aqui.

Entre os participantes, estiveram o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; a ex-presidente da OAB/RS e medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi da Rocha; a presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA) da Ordem gaúcha, Bruna Razera; e o presidente da subseção de São Leopoldo, Renê Engroff.

Lamachia reiterou o orgulho da OAB/RS com o trabalho desenvolvido pela jovem advocacia de todo o estado. “Nossa função, enquanto dirigentes de Ordem, é acordar todas as manhãs e pensar de que forma poderemos fazer a diferença na vida dos nossos jovens colegas. Vocês, presidentes de CJAs, estão fazendo isso: ajudando na tarefa de acolher a jovem advocacia. Por isso, temos muito orgulho de cada um de vocês”, disse Lamachia.

Leia mais: Programa Primeiros Passos – ampliação de benefícios oferecidos à jovem advocacia marca início da 2ª fase do programa estruturante lançado pela OAB/RS

“Esse sentimento de orgulho eu vejo em cada subseção que visito no Rio Grande do Sul, no discurso de cada jovem liderança da advocacia. Temos muitos desafios pela frente, porém, empenharemos todo o esforço possível para defender os interesses dos advogados e das advogadas do Rio Grande do Sul”, finalizou o presidente da OAB/RS.

A ex-presidente da Ordem gaúcha e Medalha Rui Barbosa, Cléa Carpi da Rocha, falou aos jovens sobre sua trajetória de pioneirismo dentro da instituição, assim como do papel da OAB na busca por melhorias em prol da sociedade.

“Ninguém faz nada sozinho”, diz Bruna Razera

Abrindo o painel sobre comunicação e oratória, a presidente da CJA da OAB/RS, Bruna Razera, saudou todas as lideranças presentes, dizendo que “ninguém faz nada sozinho”. “Faço questão de lembrar do trabalho e da parceria de cada um de vocês, que é fundamental para o nosso dia a dia”, disse. Na sequência, Razera trouxe um resumo de sua vivência profissional, além de orientar o público com dicas sobre assuntos como storytelling e comunicação corporal.

O presidente da subseção de São Leopoldo destacou a alegria em receber os colegas na casa da advocacia no município. “É uma felicidade enorme ver esse ambiente lotado. Com a inauguração da nossa nova sede, podemos receber a advocacia e a sociedade da melhor maneira possível”, disse Renê Engroff, agradecendo ao presidente Lamachia pelo novo espaço.

Presenças

Também participaram do evento: as ex-presidentes da subseção de São Leopoldo Rita Pavoni e Léa Potrick (também conselheira estadual da OAB/RS); a presidente da CJA da subseção de São Leopoldo, Isadora Pavoni; a presidente da subseção de Gramado/Canela, Ane Grahl Muller; o vice-presidente da CJA da OAB/RS, Marcos Pippi; e a conselheira estadual da OAB/RS e diretora de Cursos Permanentes da ESA/RS, Michelle Vieira; além de demais lideranças da advocacia gaúcha e representantes das CJAs da região metropolitana.

25/03/2024 12:09

Quinto Constitucional: em sessão histórica, OAB/RS define lista sêxtupla inédita para a vaga de desembargador do TJMRS

23.03.2024

OAB/RS credencia 43 novos advogados e advogadas