Home / Noticias / 12.07.2023 15:10

Cinquentenário do hip hop será tema de evento promovido pela CIR

Na ocasião, haverá a realização do projeto CIR Cultural.

12/07/2023 15:10

A Comissão da Igualdade Racial (CIR) da OAB/RS vai realizar, no dia 20 de julho, a partir das 19h30, um evento para celebrar os 50 anos do hip hop, gênero musical surgido na década de 1970 nos Estados Unidos. O evento, que terá a participação dos artistas Marck B., Lady Black, MC Pedrão, Rafa Rafuagi e Negra Jaque, será realizado no Instituto Sócio Cultural Afro-Sul Odomodê, em Porto Alegre. Para participar, não é necessária a realização de inscrição.

Para a presidente da CIR da Ordem gaúcha e uma das mediadoras do evento, Letícia Padilha, o direito à cultura está assegurado pela Constituição Federal. “O hip hop tem como pauta a desigualdade social e em suas letras reivindica melhorias para as mazelas sociais enfrentadas pelos grupos vulneráveis. Dessa forma, a CIR pensou em homenagear o ano de cinquentenário do hip hop, promovendo um evento presencial com o objetivo de aproximar a advocacia da população”, disse.

De acordo com informações da Comissão, na oportunidade haverá a realização, ao vivo, do projeto CIR Cultural, “devido ao fato do evento trazer muita representatividade a esta Comissão e à comunidade negra”. A transmissão poderá ser acompanhada no perfil @ciroabrs2, no Instragram.

Origens do hip hop

Segundo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, o hip hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque, no Estados Unidos. “Esses subúrbios enfrentavam diversos problemas de ordem social, como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação, entre outros”, diz o Instituto. Ainda de acordo com a entidade, no Brasil o gênero musical surgiu em São Paulo, em meados dos anos 1980.

O quê: O cinquentenário do hip hop

Quando: 20 de julho de 2023, às 19h30

Onde: Av. Ipiranga, nº 3.850, Jardim Botânico - Porto Alegre

12/07/2023 15:10