Cinco comissões da OAB/RS realizaram visita institucional na CUFA-RS
15/03/2023 15:17
Mediante a metodologia da integração, formação e do protagonismo, a Central Única das Favelas no Rio Grande do Sul (CUFA-RS) profissionaliza o jovem, promovendo a compreensão sobre as questões éticas e humanas do meio ambiente do trabalho. Foi dessa forma que o coordenador da CUFA-RS, Paulo Daniel Santos, apresentou a Central ao receber a Comissão Especial da Verdade sobre a Escravidão Negra (CEVEN), bem como as comissões da Igualdade Racial (CIR), de Diversidade Sexual e Gênero (CDSG), da Criança e do Adolescente (CCA) e de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH). A visita institucional ocorreu na tarde da terça-feira (14).
Conhecendo o Centro da Juventude Cruzeiro
Mediante a metodologia da integração, formação e do protagonismo, a Central Única das Favelas no Rio Grande do Sul profissionaliza o jovem e promove a compreensão sobre as questões éticas e humanas do meio ambiente do trabalho.
No Centro da Juventude Cruzeiro, a qualificação para atuação do aprendiz no mercado de trabalho é destinada, em sua maioria, para o jovem em situação de vulnerabilidade social, identificado com o gênero feminino e com a autodeclaração preta. No total, em todo o estado, a CUFA-RS beneficia 518 mil pessoas.
Compromisso das comissões com a sociedade gaúcha
O presidente da CEVEN, Jorge Terra, disse: “penso que a visita à CUFA-RS foi muito educativa. É necessário que a Ordem gaúcha, os advogados e as advogadas tenham a percepção sobre a sua capacidade de transformar realidades”. Assim como declarou a presidente da CIR, Letícia Padilha, ao enfatizar que “o Centro da Juventude Cruzeiro impacta não somente a vida dos jovens, mas de todas as famílias envolvidas. É um trabalho que as comissões da OAB/RS, em suas temáticas, gostariam de auxiliar também”,
A membro da CDH e da CDSG, Arícia Santos, afirmou: “a visita institucional fez com que verificássemos o comprometimento da CUFA-RS com os jovens das comunidades, trazendo a eles a capacitação profissional e a valorização da autoestima, primordial para o desenvolvimento emocional dos aprendizes”. Já o presidente da CAA/RS, Carlos Kremer, completou dizendo que: “o encontro foi rico, houve uma troca significativa. A Ordem gaúcha poderá contribuir muito com o programa de cidadania fomentado pela instituição”.
15/03/2023 15:17