Home / Noticias / 01.09.2022 16:50

Advocacia e Agronegócio: série de palestras marca a terça-feira na Casa da OAB/RS na Expointer

01/09/2022 16:50

https://bit.ly/3Rrj48u
image-galeria-0

Abrindo os trabalhos da terça-feira (30), a Casa da OAB/RS na Expointer, em Esteio, recebeu o evento a Advocacia e o Agronegócio, que contou com seis painéis sobre diversos assuntos relacionados ao agro.

Na abertura oficial, o presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio (CEDAA), Antônio Carmelo Zanette, agradeceu à OAB/RS pelo apoio recebido para a realização do evento. “Mesmo com o intenso trabalho realizado pelo presidente Lamachia, visitando as 106 subseções da Ordem gaúcha, foi possível realizar uma programação especial, com grandes palestras, neste grande evento da cultura gaúcha”, disse.

A nova logística do agro gaúcho

O presidente da Comissão Especial de Direito Marítimo, Portuário, Aduaneiro e Hidroviário (CEDMPAH), José Augusto Mendes Marques, foi o primeiro palestrante do dia, no painel “O caminho das águas: a nova logística do agro gaúcho. Entre os assuntos abordados, estiveram a BR do Mar e o “uso excessivo” do modal rodoviário em longas distâncias.

Dando continuidade ao painel, o advogado Arthur Rocha Baptista, membro da Comissão Especial de Direito Marítimo e Portuário (CEDMP) do CFOAB, ministrou a palestra “A nova logística do agro gaúcho”, onde falou sobre assuntos como a importância das hidrovias no transporte de cargas e o projeto denominado BR dos Rios, que visa o fomento à navegação.

Agronegócio em Dados

Durante o painel “Agronegócio em dados”, o presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados e Privacidade (CEPDP), Juliano Souto Moreira Madalena, abordou aspectos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados, além de suas implicações na área do Direito.

Desmistificando o seguro agro

Terceiro painel da tarde, “Desmistificando o seguro agro” abordou os tipos de seguro agrícola que podem ser contratados e especificações técnicas acerca do tema. Além disso, os painelistas traçaram um paralelo entre o valor do seguro e os prejuízos com eventuais perdas de safra. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Comissão Especial de Seguros e Previdência Complementar (CESPC), Ricardo Villar, e contou com palestras do advogado e membro da CESPC, Julianno Ferrer e  da advogada e membro da CEDAA, Maria Angélica Machado.

Sustentabilidade no setor agropecuário

O painel “Sustentabilidade no setor agropecuário” foi conduzido pela presidente da Comissão de Direito Ambiental (CDA), Alessandra Lehmen, pela membro da CDA, professora universitária e presidente do Instituto Piracema, Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros e a consultora jurídico-ambiental, Luisa Falkenberg. O ponto central da palestra foi a desmitificação do antagonismo entre a questão ambiental e o desenvolvimento do agro. Também foram abordadas questões como insegurança alimentar, enfrentamento da crise climática, as consequências econômicas da pandemia de Covid-19 e a questão ambiental diante de conflitos geopolíticos.

Arbitragem e agronegócio

O penúltimo painel abordou o assunto "Arbitragem e Agronegócio". O debate foi promovido pela Comissão Especial de Arbitragem (CEA) e teve como objetivo discutir os contratos que a arbitragem pode contribuir com o agronegócio. Participaram o presidente da CEA,Ricardo Ranzolin, o vice-presidente da Comissão, Lucas Gavronski e a advogada Gabriela Wallau.

Recuperação judicial do produtor rural

Finalizando o dia de atividades, o último painel falou sobre "Recuperação Judicial do Produtor Rural", e contou com os seguintes palestrantes: o advogado Guilherme Caprara, a advogada e especialista em recuperação extrajudicial, Juliana Biolchi e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), Pedro Alfonsin. A palestra abordou temas como tendências e legislação da recuperação judicial dos produtores.

01/09/2022 16:50



Notícia anterior

CJA promove roda de conversas para discutir assuntos acerca do papel do pai na sociedade

01.09.2022
Próxima notícia

CGJ designa as Comarcas onde atuarão os novos juízes de direito substitutos

01.09.2022

Principais notícias

Ver todas