Visando melhorias para a advocacia criminal, Lamachia vistoria Complexo Prisional de Charqueadas
O presidente da Ordem esteve nas penitenciárias, estudando a possibilidade de melhorias em salas e estacionamento exclusivo para advogados e advogadas.
06/09/2024 18:53
Em mais um compromisso com a advocacia criminal, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, realizou uma tarde inteira de agendas no Complexo Prisional de Charqueadas na segunda-feira (2). Ao lado do presidente da subseção de São Jerônimo (que abrange a comarca de Charqueadas), Felipe da Silva Lima, Lamachia visitou as penitenciárias, vistoriou os parlatórios, dialogou com os diretores e debateu a possibilidade de reformas, de construção de novas salas da OAB e de estacionamentos exclusivos para os advogados e as advogadas.
“Dedicamos a tarde para vir conhecer de perto essa parte da realidade da advocacia criminal. Vistoriamos todas as penitenciárias do Complexo visando melhorias, tanto nos parlatórios quanto em estruturas. Já estamos reformando a sala da OAB na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) e trabalhando pela construção de uma sala na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), além de vagas de estacionamento junto dos presídios, com cobertura e contrapiso. Nosso objetivo é o de garantir dignidade para o exercício profissional da advocacia de todo o Estado que atua aqui”, afirmou Lamachia.
A vistoria foi realizada em todo o Complexo Prisional de Charqueadas que abrange a PASC, a Penitenciária Modulada Estadual (PMEC), a Penitenciária Estadual de Charqueadas II (PEC II) e a PEJ. O presidente da subseção de São Jerônimo destacou que as entregas atenderão pleitos antigos. "São demandas históricas de advogados e advogadas, inclusive de outros estados que vêm até Charqueadas. Ficamos felizes de contar com o apoio do nosso presidente estadual, o primeiro a visitar o Complexo Prisional", ressaltou Felipe da Silva Lima.
Também acompanharam a visita o presidente da Comissão Especial de Políticas Criminais e Segurança Pública da OAB/RS, Ivan Pareta Junior, e o presidente da Comissão Especial da Advocacia Criminal de São Jerônimo, Lucas Chananeco.
Outras entregas
Na última semana de agosto, Lamachia já havia participado da conclusão de outra conquista importante para a advocacia criminal gaúcha: ao lado da presidente da subseção de Caxias do Sul, Ana Furlan, ele inaugurou a sala da Ordem na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul. Um espaço com computador, impressora, ar-condicionado, banheiro e mobiliário completo.
Vistoria resultou do processo de interiorização
A visita foi motivada por outra ida do presidente da Ordem gaúcha à região, quando esteve em São Jerônimo, também no fim de agosto, entregando medalhas Leonardo Macedônia a ex-presidentes da subseção. Na ocasião, Lamachia também escutou demandas de colegas.
06/09/2024 18:53