Home / Noticias / 16.04.2024 18:57

Visando agilizar perícias do INSS, projeto piloto inédito será executado na OAB/RS

Parceria entre o CFOAB e o Instituto prevê a realização de perícias on-line nas sedes das subseções.

16/04/2024 18:57

Cumprindo uma série de agendas em Brasília, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, se reuniu, na tarde da terça-feira (16), com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Em pauta, a elaboração de um termo de compromisso que será firmado entre o Conselho Federal da OAB (CFOAB) e o Instituto para garantir maior agilidade na realização de perícias. O projeto, que prevê a realização de perícias on-line utilizando espaços da Ordem, terá o piloto executado pela OAB gaúcha. O presidente do CFOAB, Beto Simonetti, e o presidente da Comissão Nacional de Seguridade Social, Bruno Batista, também participaram do encontro.

“A ideia é que as sedes das subseções da Ordem possam ser utilizadas para oportunizar as perícias on-line. É uma forma de, por exemplo, resolver muitos casos de benefícios por incapacidade que não exigem a presença física do segurado. Assim, contribuímos com a cidadania e garantimos a prerrogativa do advogado de acompanhar o seu cliente na perícia médica do INSS ou pelo menos em uma parte dela, que é um pleito antigo da Ordem”, explicou Lamachia.

O presidente da Comissão de Seguridade Social (CSS) da OAB/RS, Tiago Kidricki, comentou sobre o avanço para a cidadania. “É um projeto muito interessante que vem para auxiliar a advocacia na defesa do cliente no processo de benefício por incapacidade, além de representar um importante avanço para toda a cidadania já que fornece um espaço adequado para a realização da tele perícia”, disse.

16/04/2024 18:57

Nascido na OAB/RS, projeto de participação da advocacia nos cursos de formação de agentes de segurança pública será ampliado a nível nacional

16.04.2024

OAB/RS irá debater a regulação da inteligência artificial no Brasil