“Vídeo gravado não é e nunca vai ser sustentação oral”, salienta Lamachia na posse da OAB Canela/Gramado
Solenidade conduziu o advogado Roberto Maldaner ao cargo de presidente da subseção.
10/04/2025 13:00
Em mais um ato solene de posse das novas diretorias das subseções da OAB/RS, no sábado (5), foi a vez da OAB Canela/Gramado oficializar a nova diretoria e conselho eleitos e que estarão à frente da entidade pelo próximo triênio. O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, empossou no cargo de presidente da subseção o advogado Roberto Maldaner. Também foram conduzidos os demais diretores: Luiz Guilherme Steffens (vice-presidente); Misael da Silva Moreira (secretário-geral); Juliana Favero Bazzan (secretária-geral adjunta); e Queli Mewius Boch (tesoureira).
Clique aqui e acesse as fotos da solenidade no Flickr da OAB/RS.
Em sua fala, Lamachia parabenizou a diretoria eleita da subseção e enfatizou uma das principais pautas da Ordem gaúcha na atualidade: a defesa da sustentação oral. “Vídeo gravado não é e nunca vai ser sustentação oral. Sustentação oral é ato ao vivo, síncrono, pode ser presencial ou telepresencial, mas a nosso juízo, da advogada ou advogado. Quando nós vamos fazer uma sustentação oral, nós estamos lá dando voz àquele que nos outorga”, disse.
Lamachia comentou, também, sobre a luta da entidade pela manutenção da sistemática do prazo de 10 dias para intimações do eproc. “Precisamos rediscutir o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um órgão importantíssimo. Quando o CNJ diz que vai acabar com os 10 dias de contagem antes da fluência do prazo do eproc, viola a Lei do Processo Eletrônico”, acentuou o presidente da OAB/RS.
A vice-presidente da instituição, Claridê Chitolina Taffarel, ressaltou que “nesse momento de uma posse tão significativa, tão representativa, é a hora de reafirmarmos o nosso compromisso na luta constante pelas prerrogativas e pela defesa da advocacia de modo incondicional, sobretudo nesses tempos difíceis. E, principalmente, doutor Leonardo Lamachia, a advocacia do Rio Grande do Sul está contigo para seguirmos juntos na defesa do exercício livre, plural e independente da advocacia, sempre na busca de uma sociedade mais justa, plural e igualitária”.
Nova gestão, novos desafios
Também presente na solenidade, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), Neusa Bastos, falou sobre os desafios da nova gestão que estará à frente da subseção de Canela/Gramado. “Essa nova gestão que hoje toma posse carrega em si não apenas as responsabilidades administrativas, mas também sonhos, esperanças e o desejo sincero de transformar a realidade da nossa profissão. E isso emociona. Porque sei o quanto cada um aqui se doa, muitas vezes em silêncio, enfrentando desafios imensos com coragem, garra e, acima de tudo, com humanidade, pois esse é o olhar que temos que ter com os outros, com cada advogado e advogada deste Estado”, afirmou.
“Sem advocacia não há cidadania”, diz novo presidente
Por fim, o presidente empossado reafirmou em seu discurso a responsabilidade inerente à presidência da subseção, “porque, a partir do momento em que um advogado ou uma advogada assume um encargo como esse, passa a ser uma ferramenta a serviço da instituição. Buscaremos sempre a defesa da advocacia, porque sem a advocacia não há cidadania. E, para isso, nós seremos fortes e contundentes, se necessário”, disse Roberto Maldaner.
Presenças
Também participaram da cerimônia: a ex-presidente da OAB Canela/Gramado e conselheira federal da OAB/RS, Mariana Melara Reis; a conselheira federal da OAB/RS Rosângela Maria Herzer dos Santos; a conselheira estadual e diretora da ESA/RS, Graziela Vanin; as conselheiras estaduais Áurea Comeli Born, Josana Rosolen Rivoli, Kalin Rodrigues, Karina dos Santos Silveira, Nara Terezinha Piccinini da Silva e Thais Zanetti; os ex-presidentes da OAB Canela/Gramado Anne Grahl Muller, Ari Stopassola, Janete Dambos, Paulo Roberto Voges e Ariel Stopassola; o presidente da subseção de Bom Jesus, Juliano Almeida Graziotin; a presidente da subseção de Farroupilha, Roberta Bortolossi Maffei; o presidente da subseção de Nova Petrópolis, Claus Kny; o presidente da subseção de São Sebastião do Caí, Evaldo Kievel; a presidente da subseção de Sapiranga, Aline Cristina Martins Fernandes; o presidente da subseção de Uruguaiana, Cassius Rotta Mendes; a desembargadora do TJRS pelo Quinto Constitucional Fabiana Azevedo da Cunha Barth; o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi; o presidente da Câmara Municipal de Gramado, Ike Koetz; a juíza presidente do Foro da Comarca de Gramado, Graziela Casaril; a juíza diretora do Foro da Justiça do Trabalho da Comarca de Gramado, Maria Cristina Santos Perez; e a ex-presidente do TJRS desembargadora Íris Helena Nogueira.
10/04/2025 13:00