Home / Noticias / 04.07.2024 14:57

Tá na Mesa da Federasul: presidente da OAB/RS acompanha debates sobre a reconstrução do RS

Evento reuniu ex-governadores para tratar do tema “Convergência Social e Política pelo Rio Grande do Sul”.

04/07/2024 14:57

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou do tradicional evento promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), o “Tá na Mesa”. O encontro ocorreu na quarta-feira (3) e contou com a presença de cinco ex-governadores do Estado que se uniram para discutir sobre a reconstrução do Rio Grande do Sul após as inundações de maio. Participaram Jair Soares (1983-1987), Pedro Simon (1987-1990), Germano Rigotto (2003-2007), Yeda Crusius (2007-2011) e José Ivo Sartori (2015-2019).

Na avaliação dos ex-governadores, uma das questões prioritárias nesse processo é a dívida do Estado com a União. Eles entendem que a suspensão dos pagamentos não resolve a situação e que é preciso mostrar que tal pendência já foi quitada. A OAB do Rio Grande do Sul foi referida pelos palestrantes e cumprimentada em função da sua postura ativa frente à questão da dívida do Estado, defendo a extinção da mesma.

“Cumprimento o presidente da Federasul, nosso colega advogado, Rodrigo Sousa da Costa, pelo evento. Mais uma vez a Federasul traz para o centro dos debates assuntos importantes para os avanços necessários ao Estado.  A exemplo da dívida com a União, na qual a Ordem gaúcha está atenta e atuando pela extinção, ainda mais necessária neste período pós-enchentes”, salientou Lamachia.

Também estiveram presentes no evento o vice-governador, Gabriel Souza; o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa; o presidente do TJRS, Alberto Delgado Neto; o defensor-público geral, Nilton Leonel Arnecke Maria; o representante da Assembleia Legislativa do RS, deputado Paparico Bachi; além de parlamentares e demais autoridades.

Relembre as últimas participações da OAB/RS no “Tá na Mesa”

Recentemente, a OAB do Rio Grande do Sul esteve à frente da condução dos debates promovidos pelo “Tá na Mesa”. Acesse os links abaixo e confira as palestras ministradas pelo presidente, Leonardo Lamachia.

“Tá na Mesa” da Federasul: Lamachia destaca a história de 90 anos da OAB/RS em defesa da advocacia e da sociedade

Lamachia aborda a importância do debate sobre o ativismo judicial ao público do Tá na Mesa da Federasul

04/07/2024 14:57

Lamachia se reúne com a CUT-RS e debate ação pela extinção da dívida do Estado com a União