Home / Noticias / 18.12.2015 11:47

Ricardo Breier será empossado presidente da OAB/RS no dia 1º de janeiro

18/12/2015 11:47

Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS

Eleito com quase 80% dos votos válidos, o advogado assume a presidência da Ordem gaúcha para o triênio 2016/2018, sucedendo Marcelo Bertoluci, presidente nos triênios 2013/2015.

No dia 1º de janeiro de 2016 (sexta-feira) será realizada a solenidade de posse da nova diretoria da OAB/RS, conforme estabelece o Artigo 65 do Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94). O ato ocorre às 18h, na sede da entidade (Rua Washington Luiz, 1110 – 14º andar). A cerimônia festiva de posse será realizada em março, com a entrega dos diplomas aos conselheiros seccionais eleitos.

Eleito com quase 80% dos votos válidos, Ricardo Breier assume a presidência da Ordem gaúcha para o triênio 2016/2018. Ele vai suceder Marcelo Bertoluci, presidente no triênio 2013/2015. Tomarão posse ainda o vice-presidente, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral, Rafael Canterji; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; e o diretor-tesoureiro, André Luis Sonntag.

Claudio Lamachia, presidente da OAB/RS nos triênios 2007/2009 e 2010/2012 e atual vice-presidente nacional da OAB, foi reeleito conselheiro federal. Com sua eleição pela chapa de Breier, a candidatura de Lamachia à presidência do Conselho Federal da OAB ficou viabilizada. Ao longo da campanha, o dirigente reiterou que somente seria candidato ao cargo máximo da advocacia brasileira se sua chapa fosse legitimada pelos advogados do Estado.

Além de Lamachia e Bertoluci, também assumirão como conselheiros federais Alexandre Lima Wunderlich, Cléa Carpi da Rocha e Luiz Henrique Cabanellos Schuh.

Ainda pela chapa de Breier, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), Rosane Ramos, foi reconduzida ao cargo. Compõem também a diretoria da CAA/RS o vice-presidente, Pedro Zanette Alfonsin; a secretária-geral, Cláudia Brosina; a secretária-geral adjunta, Melissa Telles Barufi; e o diretor-tesoureiro, Gustavo Juchem.

O novo presidente da OAB/RS

Com 49 anos, Breier é advogado militante há 24 anos e professor universitário há 22. Doutor em Direito Penal pela Universidade de Sevilha, na Espanha, Breier teve seus primeiros contatos com a OAB/RS ainda quando era aluno da faculdade de Direito, nos anos 80, por meio dos cursos de capacitação da Escola Superior de Advocacia.

O trabalho de Breier na Ordem gaúcha iniciou a partir de 2007, durante as duas gestões de Claudio Lamachia (2007/2009 – 2010/2012), como conselheiro seccional; coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto; membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos; vice-presidente da Comissão de Ensino Jurídico e membro da Comissão de Defesa, Assistência das Prerrogativas; além de diversas representações institucionais.

Em suas atuações, Breier esteve à frente de pleitos de interesse da advocacia e da cidadania, atuando fortemente contra a violação das prerrogativas, em temas como a saúde, os presídios, debates que envolviam a discriminação racial, pessoas portadoras de deficiências, homofobia e idosos.

Na gestão do atual presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, eleita para o triênio 2013/2015, Breier assumiu o comando da Secretaria-Geral da entidade, onde implementou um sistema de gestão corporativa, tendo uma visão ampla e administrativa do Sistema OAB. Também foi coordenador do Mutirão da Gestão Digital, que certificou mais de 30 mil advogados em todo Estado, além de representante da Ordem gaúcha na Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário do CFOAB.

18/12/2015 11:47

O que os advogados pensam sobre o OAB Trend Center

18.12.2015

Jornal da Ordem entra em recesso a partir desta sexta-feira (18)