Home / Noticias / 28.09.2023 12:35

Racismo no futebol será tema do “Ciclo de debates: descolonizando o pensamento”

Evento é organizado pela Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS e tem apoio da Comissão Especial de Legislação e Direito Desportivo.

28/09/2023 12:35

Dando continuidade a já tradicional série “Ciclo de debates: descolonizando o pensamento”, a Comissão da Igualdade Racial (CIR) da Ordem gaúcha realizará nova edição no dia 4 de outubro, às 19h. Com apoio da Comissão Especial de Legislação e Direito Desportivo (CELDD), o tema da vez será “Racismo no Futebol: um olhar panorâmico sobre a discriminação racial fora das 4 linhas”. O encontro, exclusivamente on-line, pode ser acompanhado por meio do Portal de Eventos da OAB/RS ou pelo canal da entidade no YouTube.

Inscreva-se para garantir o certificado de participação.

Conforme a organização, o objetivo do evento é o de colocar em discussão um tema urgente e necessário para que sejam apresentadas soluções que viabilizem a superação das desigualdades sociais e da erradicação de todas as formas de discriminação na modalidade. A pauta, que sempre esteve em evidência, ganhou ainda mais destaque nos últimos meses, quando o levantamento do Observatório da Discriminação Racial do Futebol mostrou que em 2022 houve um aumento de 40% nos casos de ofensas raciais em estádios brasileiros se comparado ao ano de 2021.

“Entendemos que precisamos ampliar o debate acerca do racismo no futebol por se tratar de matéria de ordem pública, que diz respeito ao exercício da plena democracia e que atinge toda a população brasileira de alguma forma. É extremamente necessário dar visibilidade ao enfrentamento”, salientou a presidente da CIR, Letícia Padilha.

Padilha ainda destacou o motivo da escolha da temática para essa edição. “À medida que a sociedade avança em direção a uma maior consciência da diversidade cultural, da inclusão e da igualdade racial em todos os espaços, mostra-se essencial que o tema do futebol, como característica global, se torne um compromisso de todos na luta contra a discriminação racial”, disse.

Serviço

O quê? Ciclo de debates: descolonizando o pensamento – Racismo no Futebol: um olhar panorâmico sobre a discriminação racial fora das 4 linhas

Quando? 04 de outubro, às 19h

Onde? Exclusivamente on-line