Home / Noticias / 07.12.2022 17:11

Presidente da OAB/RS vai à CGJ com subseção de Santa Rosa por elevação de entrância da comarca local

07/12/2022 17:11

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, liderou a subseção de Santa Rosa que, junto de uma numerosa comitiva composta por membros do judiciário, executivo e legislativo de municípios da região, foi à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do TJRS solicitar a elevação de entrância de intermediária para final na comarca local, que está prestes a receber uma Vara regional empresarial que abrangerá 97 cidades. A reunião ocorreu na tarde da terça-feira (6).

Em sua manifestação, Lamachia salientou o apoio da Ordem gaúcha à demanda apresentada: “A grande comitiva presente demonstra que a elevação de entrância da comarca de Santa Rosa beneficiará não só a advocacia, mas toda a sociedade da região. Por isso, manifestamos total apoio ao pleito apresentado, como temos feito em todas as reuniões das nossas subseções com a CGJ”, disse. O presidente ainda falou sobre o importante diálogo que vem sendo estabelecido com a Corregedoria, sempre em busca de soluções e melhorias na prestação jurisdicional.

A presidente da subseção de Santa Rosa, Sandra Lameira, avaliou positivamente a reunião: “Entendemos que a resolução da demanda apresentada será um reconhecimento para o trabalho realizado na comarca de Santa Rosa e também uma forma de desenvolvimento regional”, afirmou.

Encaminhamento

Presente na reunião, a presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, falou sobre a importância da união entre as entidades representativas dos municípios na busca por melhorias para as Comarcas. “Os desafios fazem parte do nosso dia a dia. É assim que se constrói em prol da sociedade”, disse.

Após ouvir as justificativas da advocacia, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Giovanni Conti, afirmou que a CGJ irá trabalhar no sentido de resolver o assunto. “Vamos analisar a elevação de entrância com a devida atenção, como viemos fazendo com todas as demandas que chegam até a Corregedoria através da OAB/RS. As reuniões mensais entre as entidades têm sido muito proveitosas, e estamos trabalhando para resolver as questões que são trazidas pela Ordem”, concluiu.

Presenças

Participaram da reunião o juiz corregedor Alejandro César Rayo Werlang; o juiz diretor do foro da comarca de Santa Rosa, Eduardo Savio Busanello; o juiz da 2ª vara criminal de Santa Rosa, Ruggiero Saciloto; o presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul  a defensora pública corregedora, Silvia Brum; o subprocurador-geral de Justiça para assuntos institucionais, Júlio César de Melo; o assessor da subprocuradoria-geral de Justiça, Fernando Cesar Sgarbossa; o 2º vice-presidente do TJRS, Antônio Vinicius Amaro da Silveira; a desembargadora do TJRS, Liselena Schifino Robles Ribeiro; o juiz diretor do foro da comarca de Santa Rosa, Eduardo Savio Busanello; o juiz da 2ª vara criminal de Santa Rosa, Ruggiero Saciloto; os deputados estaduais Jeferson Fernandes, Elisandro Sabino, Any Ortiz, Aloisio Classmann, Zilá Breitenbach e Beto Fantinel; a deputada estadual eleita, Nadine Anflor; o vereador de Porto Alegre, Jessé Sangali; o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; o prefeito de Tuparendi, Leonel Petry; o prefeito de Porto Mauá, Leocir Weiss; o defensor público de Santa Rosa, Jucelito Villetti; os delegados de Santa Rosa, Ubirajara Diehl Júnior e Tiago Tescke; os policiais civis de Santa Rosa, Cristiano Stockmann e Halan Minetto e o representante do hospital Vida e Saúde, César Trevisol.

07/12/2022 17:11

OAB/RS requer providências ao TJRS por recálculo automático nos prazos do eproc durante recesso forense e quando lançada certidão de indisponibilidade

07.12.2022

Lamachia encaminha demandas da subseção de Encruzilhada do Sul junto à CGJ