Home / Noticias / 06.10.2023 18:37

Presidente da OAB/RS participa da Semana Acadêmica da PUCRS

Lamachia palestrou sobre a OAB/RS e a carreira na advocacia.

06/10/2023 18:37

Assim como em 2022, o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, esteve na Semana Acadêmica do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Na ocasião, Lamachia participou da oficina “Carreiras Jurídicas”, realizada na noite de terça-feira (3), na sede da instituição de ensino, onde palestrou para estudantes sobre a importância da OAB/RS para a advocacia do estado e sobre a carreira na área jurídica.

“É sempre gratificante falar para alunos e alunas de Direito, que são, efetivamente, o futuro da profissão e da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul. Por isso, jamais deixem de se capacitar e de ter observância irrestrita à ética em cada um dos atos que vierem a realizar”, enfatizou Lamachia, em sua manifestação inicial.

Carreira advocatícia

Tratando sobre a profissão, o presidente salientou a importância das prerrogativas e, principalmente, a sua defesa. “A Constituição Federal garante que a advocacia é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações. Por isso, quando entramos em uma sala de sessão de julgamento e podemos ficar em pé ou fazer o uso da palavra pela ordem, estamos exercendo uma prerrogativa que não é exclusivamente nossa, mas uma prerrogativa que também é do cidadão que estamos representando em juízo”.

Outro tópico abordado foi sobre o uso da inteligência artificial, tema amplamente discutido nos últimos meses e que ainda causa dúvidas sobre o seu futuro. “Não pensem que a inteligência artificial vai substituir o conhecimento de vocês, pois não irá. Ela pode ser utilizada como uma ferramenta de auxílio, mas não pode suceder o trabalho que vocês vão realizar, pois o que vocês tiverem fruto dos estudos e das experiências da vida, ninguém mais vai tirar”, disse, tranquilizando os alunos e as alunas presentes.

OAB/RS e a advocacia

Sobre a instituição, Lamachia falou da estrutura da Ordem gaúcha, explicando como está constituído o sistema OAB/RS, apresentou os braços assistencial (CAARS) e educacional (ESA/RS), além das 106 subseções distribuídas por todo o Rio Grande do Sul.

O dirigente também destacou que as principais conquistas legislativas da advocacia brasileira que se tornaram leis federais partiram da OAB/RS. Relembrando os feitos alcançados de 2007 para cá, Lamachia fez questão de citar o SIMPLES para a advocacia; o fim da compensação da verba honorária e do parágrafo 4º do Artigo 20 do antigo CPC; as férias dos advogados; a natureza alimentar dos honorários; a contagem de prazos em dias úteis; e a criminalização da violação das prerrogativas da advocacia.

Por fim, o presidente abordou as recentes ações da OAB/RS em prol dos advogados e das advogadas. “Sempre estivemos presentes em todos os momentos da classe, e isso é indiscutível. E, felizmente, isso está sendo mantido agora em nossa gestão, seja por meio de projetos de apoio, como o Programa Primeiros Passos ou o Plano de Recuperação da Advocacia, seja com construção de estruturas, nos casos das sedes e, mais recentemente, para os colegas atingidos pelas enchentes”, concluiu.

06/10/2023 18:37

CEPCSP convida Nadine Anflor para debate sobre segurança pública

06.10.2023

Lamachia acompanha comissões da OAB/RS em reunião com o secretário estadual dos Sistemas Penal e Socioeducativo