Home / Noticias / 07.03.2024 19:27

Pelo sexto ano, OAB/RS leva grande público para evento na Expodireto Cotrijal

O VI Encontro Jurídico OAB/Expodireto reafirmou a força institucional da Ordem com diversas palestras voltadas ao Direito e ao agro.

07/03/2024 19:27

“Interiorização, capacitação para a advocacia e força institucional”. Assim o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, caracterizou a participação da entidade na Expodireto Cotrijal de 2024. O VI Encontro Jurídico OAB/Expodireto chegou na sua sexta edição com palestras sobre diversos temas envolvendo a advocacia e as questões agrárias, com grande número de participantes, além de presenças importantes de representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo estadual e federal.

Lamachia também destacou que o projeto da OAB/RS está crescendo a cada ano. “Superamos o evento do ano passado, que era o nosso maior até então. Em termos de número de advogados presentes, com colegas de várias regiões, em quantidade de palestras e na presença de autoridades, fizemos nosso maior encontro nesta que é a principal feira de agricultura de precisão do Brasil e um orgulho para o Rio Grande do Sul, por ter um evento de nível mundial como este”, complementou ele que, no domingo (3), participou da entrega do Troféu Brasil Expodireto, que reconhece lideranças e personalidades políticas, do agronegócio e de empresas.

Aproximação com a advocacia gaúcha

O VI Encontro Jurídico é uma realização da Ordem gaúcha com a subseção de Não-Me-Toque. “A OAB/RS trabalha para promover o aprimoramento para a advocacia, e é isso que nós, juntos, estamos fazendo aqui, trazendo temas tão relevantes sobre as atividades rurais, tão significativas para o Brasil. Ficamos felizes de ter um evento como este, reunindo advogados e advogadas de todo o estado e até de outras regiões do país”, pontuou o presidente da OAB local, Jonas Ercego.

Capacitação

Desafios do agronegócio, casos relevantes no Direito Agrário, Sucessão e Direito de Família no agronegócio, Cédula de Produto Rural e Seguro Agrícola foram os temas debatidos no encontro. “A economia gaúcha e a brasileira passam pelo agronegócio, e a gente vê isso aqui, na Expodireto. Por isso, a OAB/RS, cujo presidente tem um olhar apurado para essas questões e é um grande apoiador da nossa Comissão, não poderia ficar de fora desse momento”, disse o presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB/RS, Antonio Zanette.

Parte do sucesso do VI Encontro Jurídico OAB/Expodireto vem do trabalho com a cooperativa responsável pela feira. “A Expodireto abre um leque de oportunidades para debates diversificados, incluindo os relacionados ao Direito. O evento em parceria com a OAB/RS vem ganhando cada vez mais projeção e traz mais qualidade para o público da feira. Nosso compromisso é para que, em 2025, tenhamos um encontro ainda maior”, afirmou a assessora jurídica da Cootrijal, Gabriela Kirst.

Homenagens

Durante o encontro, o presidente da OAB/RS entregou às ex-presidentes da subseção de Não-Me-Toque Nara Piccinini, Patrícia Huppes e Silviane Arruda Estery a Medalha Leonardo Macedônia. Criada em 2008, a honraria busca valorizar o trabalho realizado e homenagear os ex-presidentes pelos relevantes serviços prestados à advocacia. Leonardo Macedônia foi o primeiro presidente da entidade. “A entrega desta medalha é a materialização da nossa gratidão pelo dedicado trabalho à Ordem, à advocacia e à sociedade gaúcha. Agradeço às colegas pelo empenho com esta subseção e com a OAB gaúcha”, enfatizou o presidente.

Presenças

Também participaram do encontro o ex-presidente Luiz Paulo Morais Malaquias e os demais membros da diretoria de Não-Me-Toque e de outras subseções, incluindo os presidentes Adolf Papke (Carazinho), Patricia Stieven (Frederico Westphalen), Juliane Piazzeta (Getúlio Vargas), Rafael Pastre (Marau), Flávio Benvegnu Júnior (Passo Fundo), Samuel Martins Pinto (Tapera), Jefferson Luis Viccari (Sarandi) e Nicole Plegge (Panambi).

Entre os palestrantes e mediadores, a secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados, Morgana Bordignon; as conselheiras estaduais Bruna Razera e Claridê Chitolina; os presidentes de comissões da OAB/RS Renata Santa Maria (Direito de Família e Sucessões) e Ricardo Einsfeld Villar (Seguros e Previdência Complementar - CESPC); o ex-presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio (CEDAA) Ricardo Alfonsin; e membros da CESPC e da CEDAA, Maria Izabel Indrusiak Pereira e Maria Angélica Machado respectivamente.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul esteve representado pelo seu presidente, desembargador Alberto Delgado Neto, que foi acompanhado pelos desembargadores Francisco José Moesch e Marcelo Dornelles. Além deles, estiveram presentes o deputado federal Alceu Moreira; deputados estaduais Elizandro Silva de Freitas Sabino e Ernani Polo; o presidente e o vice-presidente da Rede Pampa, Alexandre Gadret e Paulo Sérgio Pinto respectivamente; o presidente da Cootrijal, Nei César Mânica; o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel; o assessor jurídico da Prefeitura de Não-Me-Toque, Douglas Micael Pellenz (representante do Poder Executivo local); o diretor da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade de Passo Fundo, Rogério da Silva; e o coordenador do Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Frederico Westphalen, Pablo Caovilla Kuhnen.

07/03/2024 19:27

Interiorização: Lamachia percorre mais de mil km para ouvir advocacia gaúcha

07.03.2024

Elas na Advocacia IV está com edital aberto para a submissão de artigos