Início da gestão 2022-2024 da Comissão Especial de Direito Imobiliário:
Por ser uma comissão especial, a CEDI encerrou suas atividades em 31.12.2021. Assim, para a gestão 2022/2024, foi feito o pedido para recriação da CEDI, o qual foi aprovado por unanimidade na primeira sessão de 2022 do Conselho da OAB/RS.
Iniciamos oficialmente nossas atividades em 08.03.2022 com a primeira reunião ordinária, realizada na modalidade híbrida, que contou com a presença de 38 colegas in loco e 35 colegas on-line, oportunidade na qual fui reconduzido ao cargo de presidente, juntamente com as colegas Daiana Staudt, como vice-presidente e Letícia da Rosa, como secretária-geral.
Nossa primeira R.O. contou com a presença de toda a diretoria da OAB/RS: presidente Leonardo Lamachia, vice-presidente Neusa Bastos, tesoureiro Jorge Fara, secretário-geral Gustavo Juchem e a secretária-geral adjunta e coordenadora das comissões Karina Contiero.
Além da Diretoria da OAB/RS, também contamos com a presença do tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados, Matheus Ayres Torres, que foi o Conselheiro Relator da criação da CEDI em 2019, além de presidentes de subseções, conselheiros, presidentes de entidades parceiras e todos os colegas membros da CEDI.
Faço questão de destacar estes fatos, pois retratam o prestígio e a confiança que a CEDI goza, fruto da participação e disposição de cada um dos colegas da nossa comissão.
Nossa comissão já nasceu madura e participativa, realizando diversos eventos, bem como os grupos de trabalho específicos e grupos de whatsApp, com a presença de mais de 180 colegas, onde são discutidos assuntos relativos ao Direito Imobiliário, bem como são esclarecidas dúvidas dos colegas.
Além dos eventos, outro pilar da CEDI é o Grupo de Estudos de Direito Imobiliário – GEDIM, que foi criado em 2016. Ou seja, muitas das atividades de ambos são realizadas de forma conjunta, uma vez que a maioria dos envolvidos participa tanto da CEDI, quanto do GEDIM.
Por fim e não menos importante, a CEDI apoia o Delivery Solidário, que é um projeto no qual são preparados kits de alimentos (refeição, bebida e sobremesa), os quais são entregues para pessoas em situação de vulnerabilidade. Vários colegas participam, tanto in loco, quanto com doações pontuais.
Como presidente reconduzido para esta nova gestão, é com grande felicidade que inicio esta caminhada, ciente o compromisso e da grande responsabilidade de conduzir a CEDI no triênio que começa.
Desafios novos para a CEDI, que eu tenho certeza que com a saúde, força e união de cada um e de todos os colegas, serão plenamente cumpridos.
Ricardo Vogt
Presidente da Comissão Especial de Direito Imobiliário
31/03/2022 18:14