Home / Noticias / 27.11.2024 17:41

Pagamento de RPVs via Pix na Justiça Federal: após pedido da OAB/RS, Caixa confirma projeto-piloto no Estado

Representantes do banco apresentaram nova modalidade de pagamento à administração do TRF4. Demanda foi encaminhada pela Ordem após deliberação no IV Colégio de Presidentes de Subseção.

27/11/2024 17:41

https://bit.ly/4eSSJvn
image-galeria-0

Proposto pela OAB/RS, o projeto de implantação do pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) da Justiça Federal por meio do Pix se tornou realidade. Na sexta-feira (22), um grupo de representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) esteve na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, para apresentar o projeto ao presidente e ao vice-presidente da Corte, desembargadores Fernando Quadros da Silva e João Batista Pinto Silveira, respectivamente.

Em fevereiro de 2024, a Ordem gaúcha, por meio de um ofício assinado pelo presidente da entidade, Leonardo Lamachia, solicitou “providências visando à implantação de pagamento de RPV e precatório também via Pix e não apenas em conta vinculada, como vem sendo praticado”. A proposição surgiu durante o IV Colégio de Presidentes de Subseção, realizado em novembro de 2023 em Santa Cruz do Sul.

“Sem dúvida, essa é mais uma conquista da Ordem gaúcha, que trará agilidade e segurança aos processos e reduzirá a tramitação de documentos, facilitando o dia a dia de trabalho da advocacia. Seguindo o compromisso assumido pela nossa gestão em janeiro de 2022, seguiremos atuando para dar melhores condições de trabalho aos advogados e às advogadas do Rio Grande do Sul”, disse Lamachia.

Projeto piloto no RS

Segundo a Caixa, a nova modalidade de pagamento está disponível, inicialmente, apenas para beneficiários e advogados do Rio Grande do Sul – por meio de um projeto-piloto. Ainda conforme a CEF, a modalidade é indicada para contas com isenção de imposto de renda, e vai agilizar o pagamento de RPVs de até R$ 5 mil, permitindo ao beneficiário ou ao seu advogado autorizar o crédito na chave do beneficiário. A expansão aos demais Estados deve ocorrer no primeiro trimestre de 2025. Saiba mais aqui.

27/11/2024 17:41



Notícia anterior

Confira os locais de prova da 1ª fase do 42º Exame de Ordem Unificado

27.11.2024
Próxima notícia

CIR homenageia instituições de ensino que participaram do Projeto Igualdade Racial nas Escolas

28.11.2024

Principais notícias

Ver todas