Ordem gaúcha vai à CGJ com subseção de Rosário do Sul por nomeação de novo juiz para a comarca, elevação de entrância e instalação de 3ª Vara
A nomeação do magistrado foi confirmada pela Corregedoria. Elevação de entrância e instalação de nova Vara serão analisadas.
19/07/2023 21:19
Dando prosseguimento ao trabalho ativo e constante em busca de melhores condições de trabalho para a advocacia gaúcha, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, realizou quatro reuniões com o corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Giovanni Conti, na tarde da quarta-feira (19). Um dos encontros foi acompanhado pela subseção de Rosário do Sul, bem como de representantes do Judiciário, Executivo, Legislativo e da sociedade civil rosariense. Em pauta, a solicitação de nomeação de um novo juiz para a 2ª Vara, a instalação de uma 3ª Vara e a elevação de entrância da comarca de inicial para intermediária.
“Saímos com a importante notícia de que a nomeação do novo magistrado para a comarca já está encaminhada. O constante diálogo com a CGJ, por meio das reuniões mensais, e também dos mais de 60 encontros que realizamos junto com as subseções têm nos possibilitado acompanhar de perto as demandas trazidas ao conhecimento do desembargador Conti. Dessa forma, conseguimos direcionar o nosso trabalho em busca de melhores condições para a advocacia e para a sociedade por meio da busca pelo aprimoramento da prestação jurisdicional no estado”, afirmou Lamachia.
Até o momento, já foram realizadas cerca de 60 reuniões com subseções na Corregedoria, além de reuniões mensais entre Lamachia e Conti. Como resultado, foram obtidos importantes avanços para a advocacia e para a sociedade, como as elevações de entrância de 11 comarcas de intermediária para final e de outras 15 de inicial para intermediária.
Pleitos de Rosário do Sul
O presidente da subseção de Rosário do Sul, César Augusto Prevedello, explicou as demandas apresentadas. “Um dos pedidos foi referente a um juiz para a 2ª Vara da comarca, que perderá seu magistrado em breve. Já recebemos uma sinalização positiva quanto a isso. As outras duas pautas foram de elevação de entrância, de inicial para intermediária – tendo em vista o porte da região e o fluxo de processos, além da indicação de, no futuro, ser criada uma 3ª Vara, pois é preciso resolver problemas estruturais e, para isso, necessitamos de soluções estruturais”, afirmou ele.
Prevedello também destacou o sentimento com o qual saiu do encontro. “Nossa comunidade está unida e entende as necessidades. O presidente Leonardo Lamachia é um grande apoiador incondicional da advocacia e desses pleitos que são da cidadania. Fomos muito bem representados hoje, pois também contamos com membros do Executivo e do Legislativo rosariense que participaram de nossa mobilização”, contou ele.
Presenças
Também participaram das reuniões: a secretária-geral da subseção de Rosário do Sul, Clarissa Telles; o prefeito de Rosário do Sul, Vilmar Oliveira; os promotores de Justiça de Rosário do Sul Mauricio Arpiri e Marina de Bem Casanova; o juiz da 1ª Vara e diretor do foro de Rosário do Sul, José Leonardo Neutzling Valente; o presidente da Câmara de Vereadores de Rosário do Sul, Alissom Furtado Sampaio e os vereadores: Edmundo Coelho da Rosa, Gilson Valdecir da Rosa Alves; Joel Carlos de Freitas Paulo; Marcio Fabiano Borges Valles; Rogério de Oliveira Ustra; Atheros Cides dos Santos, Gilberto Sidenei Pinto, Jeferson Idelfonso Ortiz, Luiz da Silva Guma Júnior e Osiel da Silva Barcellos; e o delegado de Polícia, Daniel Severo da Silveira.
19/07/2023 21:19