Home / Noticias / 24.08.2010 23:11

Ordem gaúcha prestigia III Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula

24/08/2010 23:11

Foto: Liziane Lima - OAB/RS

Vice-presidente da entidade acompanhou o evento poético/musical que é desenvolvido pelo Grupo Tradicionalista e Piquete Fraternidade Gaúcho, do Grande Oriente do Rio Grande do Sul.

Designado pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o vice-presidente da entidade, Jorge Maciel, prestigiou, na noite desta terça-feira (24), a III Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

O evento poético/musical é projetado e desenvolvido pelo Grupo Tradicionalista e Piquete Fraternidade Gaúcha, do Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Os participantes, entre eles maçons, demonstraram suas qualidades como poetas, músicos e declamadores na arte da poesia rio-grandense. O grão-mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, José Aristides Fermino, e o presidente da ALRS, deputado Giovani Cherini, também estavam presentes.

Na edição deste ano, o escolhido para ser reverenciado foi o músico Jader Moreci Teixeira, nascido em Bagé e conhecido como Leonardo, que morreu em 10 de março de 2010. Tendo dedicado sua carreira à música típica gaúcha, ele tem entre suas autorias o sucesso regional Céu, Sol, Sul, Terra e Cor. Em 1982, conquistou o troféu Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, com a canção Tertúlia.

O cantor e compositor Telmo de Lima Freitas também foi homenageado. O músico, natural de São Borja, aos 14 anos já participava do grupo Quarteto Gaúcho. Seu primeiro disco - O Canto de Telmo de Lima Freitas - foi lançado em 1973. Ao lado dos amigos Edson Otto e José Antônio Hahn, conquistou o troféu Calhandra de Ouro, da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, em 1979, com a canção Esquilador, um de seus maiores clássicos.

24/08/2010 23:11

Mês do Advogado: OAB/RS lança I Prêmio Estadual de Monografia Jurídica