Ophir e Lamachia recebem representantes de movimentos de defesa dos direitos humanos
01/09/2010 19:21
Reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (1º), na sede da Ordem gaúcha.
O presidente do CFOAB, Ophir Cavalcante, e o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, receberam, na tarde desta quarta-feira (1º), representantes de movimentos de defesa dos direitos humanos, que entregaram aos dirigentes documento com reivindicações sobre o cumprimento da Lei da Anistia.
Estiveram na sede da Ordem gaúcha Jair Krischke, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos; Julio Oliva, João Telmo Dias e José Wilson da Silva, do Movimento de ex-presos e perseguidos políticos e da Associação de Perseguidos Políticos.
Também participaram da reunião a ex-presidente e atual conselheira federal da OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha; o presidente da subseção de Novo Hamburgo, Pedro Brand; o ministro aposentado do STF, José Neri da Silveira; o coordenador do Comitê 9840 - Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Paulo Roberto Cardoso Moreira de Oliveira, e os membros Lizete Sebben, Antônio Augusto Mayer dos Santo e Anna Vittoria Teixeira; além do advogado Amadeu de Almeida Weinmann.
Conforme Ophir, as pessoas que foram anistiadas devem ser tratadas com respeito, por terem combatido a ditadura e colaborado para que a democracia fosse instalada no Brasil.
Os representantes também pedem a abertura dos arquivos da ditadura militar. Lamachia declarou que a OAB/RS irá empreender esforços no sentido de fazer cumprir a Lei da Anistia. As reivindicações serão levadas por Ophir ao presidente da Comissão da Anistia, Paulo Abrão.
01/09/2010 19:21