Home / Noticias / 06.07.2022 16:24

OAB/RS vai ao TRF4 questionar o critério de pagamento dos Precatórios

06/07/2022 16:24

https://bit.ly/3nHb9H9
image-galeria-0

Na tarde da quarta-feira (06), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve reunido com o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Ricardo Teixeira do Valle Pereira. O motivo do encontro foi a divulgação, na tarde da terça-feira (05), do critério do pagamento dos Precatórios no ano de 2022, o qual OAB/RS já se posicionou contrariamente em nota oficial na manhã da quarta-feira (06).

A sistemática publicada não prevê, em muitos casos, o pagamento dos honorários contratuais destacados no ano corrente. Assim, os honorários – que têm natureza alimentar – ficariam postergados para o exercício de 2023, mesmo que o valor principal tenha sido assegurado para pagamento neste ano.

“Na visão da OAB, o critério gera uma injustiça aos advogados que requereram o destaque dos honorários. A partir dessa reunião, a Ordem está oficiando o tribunal com argumentos técnicos e jurídicos, pedindo que seja revista imediatamente essa situação para que os colegas recebam os valores devidos neste ano”, destacou Lamachia ao presidente do TRF4 durante o encontro.

Os presidentes da Comissão de Precatórios, Marcelo Bittencourt, e de Seguridade Social, Tiago Kidricki também participaram do encontro, bem como o juiz federal auxiliar da presidência do TRF4, Eduardo Picarelli.

“Como já feito em diversas oportunidades, preocupada com a verba alimentar dos advogados, a OAB/RS prontamente vem contatar o TRF4, buscando a melhor interpretação desta situação”, disse Kidricki. “Os pagamentos dos honorários contratuais em destaque devem acompanhar o pagamento do credor originário uma vez que se trata de somente um precatório”, observou Marcelo Bittencourt.

06/07/2022 16:24



Notícia anterior

Lamachia abre XX Congresso da Fundação Escola Superior de Direito Tributário

06.07.2022
Próxima notícia

Gustavo Juchem participa de entrega da medalha de Cidadão de Porto Alegre ao presidente do TRT4

06.07.2022

Principais notícias

Ver todas