Home / Noticias / 11.06.2024 15:25

OAB/RS recepciona novos advogados e advogadas em Prestação de Compromisso

Cerimônia lotou o auditório da sede da Ordem gaúcha na segunda-feira (10).

11/06/2024 15:25

Foto: Diego Mendes Pires - OAB/RS

“Estamos em meio à maior catástrofe climática que o Brasil já viveu e que atingiu a todos nós. Há mais de 40 dias atuamos em diversas frentes para atender a advocacia e a comunidade atingidas, mas estamos também olhando para o futuro, e cada uma e cada um de vocês passa a ter, a partir de hoje, no exercício diário profissional, um papel decisivo no processo de reconstrução do nosso estado. A nossa obra é coletiva”, destacou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, em um emocionante discurso durante cerimônia de Prestação de Compromisso ocorrida na tarde da segunda-feira (10), na sede da entidade, em Porto Alegre. Na ocasião, 27 novos advogados e novas advogadas receberam suas credenciais.

Confira todas as fotos do evento no Flickr da OAB/RS.

Ainda mencionando as ações da Ordem gaúcha no enfrentamento da crise climática, Lamachia enfatizou aos compromissandos o trabalho direcionado especificamente ao exercício da advocacia, responsável por importantes decisões, como a suspensão dos prazos processuais, das audiências e das sessões de julgamento da advocacia gaúcha em todos os tribunais do país e a prioridade na expedição de alvarás na Justiça estadual. Além disso, a OAB/RS e a Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS) criaram, de forma emergencial, um programa de acolhimento à advocacia atingida pelas inundações com o objetivo de apoiar a advocacia gaúcha atingida de forma imediata.

O dirigente concluiu falando da importância da profissão para a cidadania. “Este dia é mais importante que o dia da graduação. Hoje vocês recebem uma credencial que é um verdadeiro passaporte da cidadania. A capacidade postulatória, o direito de falar em nome do cidadão, de dar voz a quem não tem voz, de dar vez a quem muitas vezes não tem vez. Por isso somos agentes de transformação social, porque é o nosso trabalho diário que defende a democracia, o Estado de Direito e as liberdades”.

Bolsa de estudos

Ao final do evento foi realizado o sorteio de uma bolsa integral de pós-graduação LLM da Fundação Escola Superior do Ministério Público. O sorteio de bolsas a novos advogados faz parte do Programa Primeiros Passos (PPP).

Presenças

Também participaram da cerimônia o tesoureiro da CAARS, Matheus Ayres Torres; a conselheira estadual e presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/RS, Bruna Razera; o conselheiro estadual da OAB/RS Marçal dos Santos Diogo; o membro da 4ª Turma julgadora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, Marcelo Santagada de Aguiar; a integrante da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB/RS, Joanna Rosa Conzatti de Souza; o membro da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados da OAB/RS Thiago Roberto David Sarmento Leite; o defensor público-geral do estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; e a vice-presidente do Conselho de Administração da COOABCRED/RS, Márcia Isabel Heinen.

Lista de compromissandos:

THAIS TASSIANE TIEPPO ISRAEL DA SILVA

THOMAS PEREIRA PRZIBILSKI DIAS

11/06/2024 15:25

Após atuação da OAB/RS, mutirão é criado para agilizar processos previdenciários no estado

11.06.2024

Luta histórica da OAB/RS: MEC suspende a criação de novos cursos de Direito EaD