Home / Noticias / 06.07.2023 12:59

OAB/RS recebe documento histórico ligado à Revolução de 1923

06/07/2023 12:59

A Ordem gaúcha recebeu a doação de um exemplar original de um inquérito movido contra os movimentos revolucionários ligados à Revolução de 1923. A entrega foi realizada ao presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, pelo ex-presidente da instituição, Luiz Carlos Levenzon.

O documento fazia parte de um acervo pessoal do médico Paulo Maciel. Tendo em vista a importância histórica do arquivo para os estudos do Direito e dos próprios movimentos do século passado no Rio Grande do Sul, o material ficará, agora, sob os cuidados da Ordem e será disponibilizado para consultas.

“Esse documento é um inquérito policial elaborado na época e enviado ao então governador do estado Borges de Medeiros. Os arquivos são compostos por relatos de integrantes de grupos revolucionários, por isso a importância histórica. Esses escritos ajudam a compreender melhor o contexto da época e agregará aos estudos relacionados”, salientou Levenzon.

Na ocasião, Lamachia agradeceu pela doação do documento. “Sem dúvida, é uma contribuição de grande valia para o acervo da Ordem. Uma relíquia como essa estará preservada sob os nossos cuidados. Deixo o meu agradecimento ao doutor Paulo Maciel e ao nosso sempre presente Luiz Carlos Levenzon pela entrega.”

06/07/2023 12:59

CJA e CIR promovem a Jornada de Liderança

06.07.2023

I Curso da Caravana do eproc: OAB/RS promoverá treinamento na próxima segunda-feira (10)