Home / Noticias / 21.09.2023 17:22

OAB/RS realiza solenidade de Prestação de Compromisso e recebe novos advogados e novas advogadas

Receberam as credenciais 61 compromissandos em uma cerimônia que teve, ainda, o jubilamento de um colega.

21/09/2023 17:22

Na tarde desta terça-feira (19), a OAB/RS recepcionou 61 novos advogados e advogadas em uma solenidade realizada no auditório do Espaço Cubo da entidade. O evento pode ser assistido na íntegra no YouTube.

Acesse o Flickr da OAB/RS para conferir as fotos.

Aos compromissandos, o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, destacou o simbolismo da ocasião. “Receber novos colegas é um dos momentos mais emocionantes em nossa atuação. É uma cerimônia bastante simbólica porque, a partir de hoje, com esse passaporte da cidadania, vocês poderão falar em juízo e fora dele em nome dos cidadãos, dando voz a quem, muitas vezes, não tem voz, e vez a quem, muitas vezes, não tem vez. Vocês passam a fazer parte de uma entidade com 100 mil advogados e advogadas na defesa da democracia, do Estado de Direito e das liberdades”, saudou.

Direitos históricos

O presidente não deixou de referir algumas das importantes entregas feitas pela OAB/RS à advocacia e à sociedade como um todo, bem como falou das relevantes conquistas legislativas da classe. “O artigo 133 da Constituição Federal nos garante o direito de falar em qualquer tribuna de qualquer tribunal do país, inclusive, no Supremo Tribunal Federal, porque somos invioláveis em nossos atos e manifestações no exercício da defesa. Lançamos a campanha Vídeo Gravado Não É Sustentação Oral porque temos o direito de exercer a sustentação oral presencialmente ou telepresecialmente, em qualquer tribuna, inclusive na Suprema Corte”, afirmou.

Respeito ao passado e projeção do futuro

Na solenidade, o advogado Adelmir Pompilio Grendene recebeu o diploma de jubilado. O presidente da OAB/RS referiu a importância de valorizar aqueles que possuem longas trajetórias na advocacia. “O respeito ao passado é o alicerce fundamental para a construção do futuro. Adelmir representa o passado pelo que fez, o presente por estar aqui hoje sendo justa e merecidamente homenageado como advogado jubilado, e está ajudando a construir o futuro por nos acompanhar em uma solenidade como esta”, pontuou Lamachia.

Os advogados são jubilados quando completam 30 anos de atividade profissional tendo, no mínimo, 70 anos de idade, de acordo com o Provimento nº 111/2006 da OAB/RS.

Bolsa de estudos

Ao final do evento, como tem ocorrido em todas as solenidades de Prestação de Compromisso, foi realizado o sorteio de uma bolsa integral de pós-graduação LLM da Fundação Escola Superior do Ministério Público. O sorteio de bolsas a novos advogados fazem parte do Programa Primeiros Passos.

Presenças

Também estiveram presentes o diretor-tesoureiro da CAARS, Matheus Ayres Torres; a diretora de Cursos Permanentes da ESA/RS, Fernanda Osório; a presidente e o vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Bruna Razzera e Marcos Pippi; o presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados e Privacidade e representante da FMP/RS, Juliano Madalena; o coordenador da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, Roque Reckziegel; o membro da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados, Aireovaldo Luiz Zandoná de Souza; a integrante da Comissão de Seleção e Inscrição, Sabrina Alonso Araujo; o presidente da Cooperativa de Crédito da Advocacia do Rio Grande do Sul, Jorge Maciel; o presidente da 13ª Turma Julgadora do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, Joni Jorge Dubal Kaercher; e o desembargador da 9ª Câmara Cível do TJRS, Carlos Eduardo Richinitti.

21/09/2023 17:22

Desjudicialização de procedimentos jurídicos será tema de evento da comissão mista da OAB/RS com a ANOREG/RS

21.09.2023

22.09.2023